Buscar

Medo do Coronavírus começa a mudar cenário no comércio da região central de Nova Andradina

Já é visível a queda do movimento nas ruas da principal cidade da região do Vale do Ivinhema

Cb image default
Foto: José Almir Portela/Nova News

Com quatro casos ainda suspeitos na cidade e cercado pelo medo e apreensão, a pandemia do coronavírus começa a mudar o cenário comercial na região central de Nova Andradina.

Após decreto do Governo do Estado limitando vários serviços e dando algumas recomendações, já e visível observar a queda brusca no movimento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, principal da cidade.

Algumas empresas fecharam suas portas, é o caso de uma gráfica na região central que colou um cartaz informando aos seus clientes que o atendimento está sendo realizado apenas por telefones, aplicativos de celular e pelo próprio site da empresa. “Há mais de 40 anos que estamos atuando em Nova Andradina, pela primeira vez na história fechamos as portas por tempo indeterminado”, disse Junior Gonçalves Dias, proprietário do estabelecimento comercial.

Cb image default
Donizete Santos, empresário - Foto: José Almir Portela/Nova News

Donizete Santos tem uma loja de fotografia na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, região central. Ele relata que o movimento no local caiu cerca de 70% nos últimos três dias. O empresário afirma que as coberturas fotográficas de pelo menos três eventos foram canceladas nas últimas 48h. “Minha máquina está desligada há mais de dois dias e não consegui sequer tirar uma foto 3x4”, disse Santos ao Nova News.

Já Renato Lazarini, presidente da Associação Empresarial de Nova Andradina (Acina), disse que ainda não tem dados completos levantados pela associação, mas que é possível afirmar que grosso modo houve queda média de cerca de 25% no movimento do comércio em geral.

Nas palavras de Lazarini, a queda já e visível tanto no comércio quanto no consumo de energia e combustíveis em geral. “Já se sabe que tudo diminuiu e esse é um reflexo que tende a aumentar nos próximos dias caso não sejamos conscientes que precisamos diminuir o fluxo de pessoas para conter a proliferação do vírus. A medida é amarga, porém, se faz necessária”, explica. Renato disse que nas próximas horas a associação fará um comunicado recomendando ao comércio que diminua seus expedientes. Um supermercado de Nova Andradina anunciou há pouco que irá abrir com horário especial para atendimento aos idosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.