Buscar

Mentoria do Sebrae aponta caminhos para a atração de novos negócios em Nova Andradina

Cb image default
Imagens:  William Gomes

Em mais uma rodada de ações do Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Nova Andradina recebeu nesta quinta-feira (22) a visita do consultor do Sebrae, Silvio Barros, para compartilhar experiências bem-sucedidas com os gestores, nas áreas de empreendedorismo e gestão pública.

Ex-prefeito de Maringá (PR) por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e ganhador de diversas premiações na área do empreendedorismo, Silvio atua nas áreas de planejamento, construção de cenários futuros e estratégias para o contexto pós-pandemia.

Silvio fez um giro pela cidade para conhecer localidades com potencial de atração de investimentos ou que precisam de alguma intervenção urbana para solucionar gargalos ambientais, que comprometem a competitividade e o desenvolvimento do município.

Em seguida, o consultor se reuniu com as equipes de desenvolvimento econômico, meio ambiente, planejamento urbano, finanças e administração com a finalidade de propor alternativas que possam resultar na redução de custos aos cofres públicos, mapeamento de oportunidades de empresas como uma política de atração ou retenção de negócios; estratégias de desenvolvimento e adequação do Plano Diretor e tendências futuras.

Ideias como o processamento de resíduos sólidos que seriam descartados no aterro sanitário e a criação de um parque na área onde está localizada a maior erosão no perímetro urbano do município foram algumas das sugestões apresentadas pelo consultor ao prefeito Gilberto Garcia, secretários e equipe de trabalho envolvidos na mentoria.

“Ao invés de enterrar o lixo, é possível transformá-lo em insumos, pois o processamento e reciclagem dos resíduos geram empregos, renda e novos negócios para a cidade. No caso da região erosiva, a proposta é fazer algumas intervenções com o intuito de promover a integração de espaços públicos com a comunidade, de modo que possam usufruir, interagir e tornar o local num atrativo turístico”, pontuou Barros.

Gilberto Garcia afirmou que a proposta de transformar a paisagem urbana na região da erosão num parque turístico é inovadora e muito interessante. “A nossa equipe de engenharia e urbanismo irá se aprofundar nessa sugestão, conhecer espaços como este para verificar a viabilidade em nossa cidade”, adiantou o prefeito.

Hernandes Ortiz se debruçou na questão do lixo como alavancador de novos negócios. “Estamos investindo muito em campanhas de incentivo a separação e reciclagem do lixo. O próximo passo é transformá-lo num negócio mais lucrativo, que gere renda e empregos para mais e mais famílias. Com certeza, vamos compartilhar essa experiência de Maringá e de outras cidades para Nova Andradina”, ressalta o gestor de meio ambiente.

Outros temas como a adoção de hortas comunitária e outras demandas específicas também foram abordadas e terão continuidade nas próximas mentorias, que serão realizadas durante os 15 meses de execução do programa Cidade Empreendedora. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.