Publicado em 04/08/2020 às 11:55, Atualizado em 04/08/2020 às 16:06

Mês da Advocacia: Dr. Thiago Moreira explica determinados aspectos da profissão

Advogado, que já atua em Campo Grande, agora passa a atender também em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News

Agosto é o Mês da Advocacia, comemorado em virtude do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, data que homenageia os profissionais que têm por missão representar os cidadãos perante o Poder Judiciário.

O Dia do Advogado é celebrado nesta data em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, no ano de 1827: A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, ambas foram criadas por D. Pedro I.

Neste contexto, o advogado Thiago Moreira, que atua em Campo Grande e que, a partir de agora, expande suas atividades também para Nova Andradina, onde morou por muitos anos, explica alguns aspectos da profissão.

Cb image default
Thiago Moreira detalha que ampla é a gama no que se refere às áreas de atuação dos advogados - Imagem: Arquivo Pessoal

Segundo ele, o Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Em situações quando essa convivência não ocorre de forma harmoniosa, entra em cena o advogado, que é o representante de uma parte perante o Poder Judiciário em busca da resolução da causa.

“Podemos dizer que a missão do advogado é defender os direitos daqueles que são representados por nós e, neste sentido, nossa principal tarefa é assegurar que a justiça seja feita e que os direitos do cidadão sejam resguardados”, afirma Thiago.

Ele detalha que ampla é a gama no que se refere às áreas de atuação dos advogados. “Para citar apenas alguns, temos advogados civis, administrativos, do consumidor, previdenciários, trabalhistas, ambientais, contratuais e penais ou criminalistas, por exemplo”, explica.

Moreira lembra que a profissão de advogado é uma das mais antigas de que se tem conhecimento e considerada essencial, conforme a própria Constituição Federal, em seu Artigo 133: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Especialista em Direito Criminal - embora seu escritório tenha estrutura para atender demandas em diversas outras áreas - Thiago Moreira explica que este âmbito da profissão consiste na defesa da pessoa humana, seja ela culpada ou inocente. Questionado se há um determinado preconceito da sociedade com relação ao advogado criminalista, Thiago Moreira admite que, infelizmente sim, mas que isso tende a ser superado à medida em que as pessoas de fato entendem o papel deste profissional.

“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”

Artigo 133 da Constituição Federal

“Nosso objetivo é defender os direitos daquele cidadão e não o ato pelo qual ele está sendo acusado. Se, de um lado, há a acusação, do outro, há o direito à ampla defesa. De toda forma, quem decide pela concessão ou não de algum benefício, bem como pela absolvição ou condenação do réu é o próprio Poder Judiciário”, enfatiza.

Moreira diz ser grato pela sua profissão e acreditar que todos os demais colegas que também um dia escolheram trilhar este caminho entenderem a importância desta área de atuação.

“Como advogado, entendo que minha missão é prestar serviços com excelência, de maneira artesanal, leal e verdadeira, olho no olho, sempre permeado pela ética e discrição, primando pela rapidez e zelo nas questões confiadas a minha responsabilidade. Com fé, planejamento, vontade, incansavelmente estudando e contando com o apoio de todos, compartilho com vocês a felicidade em ser advogado”, comenta ele, ao aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos os colegas de profissão.

Nova Andradina 

Em plena época de pandemia de covid-19, Thiago reconhece que 2020 não tem sido um ano fácil, mas admite que é preciso avançar sempre. “Desde que abri meu escritório, em Campo Grande, comecei a receber uma significativa gama de processos oriundos de Nova Andradina, que é uma cidade especial, onde morei por muitos anos e onde, também por muitos anos, atuou meu pai, como delegado de Polícia Civil, com quem aprendi a admirar as leis, tendo, em virtude disso, me especializado na área penal”, pontua.

“Peço licença aos colegas advogados nova-andradinenses, pois, com humildade, pretendo somar na promoção de cidadania e justiça desta cidade que amo muito"

Thiago Moreira

Diante da admiração por Nova Andradina, Thiago Moreira decidiu, além de manter seu escritório na Capital do Estado, expandir sua área de atuação também para Capital do Vale do Ivinhema. “Peço licença aos colegas advogados nova-andradinenses, pois, com humildade, pretendo somar na promoção de cidadania e justiça desta cidade que amo muito e que é muito importante para mim e para minha família”, conclui.

Currículo

Thiago Moreira é formado em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (SP), Turma 2011; aprovado no VII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, estando regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil/MS sob o número 25047-B; pós-graduado em Direito Público pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus, unidade sede/presencial em São Paulo (SP), curso coordenado pelo ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; pós-graduado em Direito Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus, unidade sede/presencial em São Paulo (SP), curso coordenado pelo professor André Estefam; pós-graduado em Direito Processual Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus, unidade sede/presencial em São Paulo (SP), curso coordenado pelo professor André Estefam.

Contato

Após cinco anos de experiência em um grande escritório e também na advocacia pública, no dia 1º de março de 2020, Thiago Moreira fundou seu escritório, que fica Rua Augusto Leite Figueiredo, 83, Itanhangá Park, em Campo Grande, telefone (67) 3043 6406 e, agora, chega também a Nova Andradina, onde a unidade fica localizada na Rua da Saudade, 1.347, telefone (67) 3441-2414. Thiago Moreira também está presente no Facebook e no Instagram utilizando as redes sociais para abordar os mais variados aspectos da Advocacia em caráter informativo. (Matéria produzida pelo jornalista Acácio Gomes 1500/MS - Para saber mais sobre nosso serviço de assessoria de imprensa clique aqui).