Publicado em 11/03/2020 às 11:15, Atualizado em 11/03/2020 às 15:28

Ministério Público acompanha ações preventivas ao coronavírus em Nova Andradina

Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional adotam protocolos para atendimento de possíveis casos

Acácio Gomes, Redação Nova News

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Andradina, considerando a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em virtude do surto do novo coronavírus, realiza um trabalho de acompanhamento das medidas que estão sendo executadas pela gestão municipal de Saúde de Nova Andradina.

Conforme documento assinado pelo promotor Alexandre Rosa Luz, serão verificadas as providências com relação à prevenção, controle e contenção de riscos de danos e agravos à saúde pública em decorrência do novo coronavírus, bem como se estas atendem às diretrizes, protocolos e demais normativas instituídos pelo Ministério da Saúde.

Cb image default
Hospital Regional tem ala reservada para o isolamento de possíveis pacientes e conta com insumos necessários para atendimento de supostos casos - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News 

Segundo o MP, a situação exige resposta coordenada das ações de saúde de competência da vigilância e atenção à saúde, entre as esferas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) em Mato Grosso do Sul.

A Promotoria de Justiça pretende acompanhar as fiscalizações e demais medidas administrativas deflagradas pela Gestão Estadual de Saúde e Gestão Municipal de Saúde para resposta à situação de risco à saúde pública, sendo que, para tanto, foi instaurado procedimento administrativo.

Secretaria de Saúde

Na manhã desta quarta-feira (11), o Nova News manteve contato com o secretário de Saúde de Nova Andradina, Arion Aislan, que garantiu que, embora não haja, até o momento, nenhum caso suspeito de coronavírus no município, todas as providências estão sendo adotadas.

O gestor explica que os funcionários das unidades públicas de saúde de Nova Andradina estão todos orientados com relação ao protocolo, bem como estão sendo realizadas palestras e encontros sobre o tema.

Aislan afirmou que os coordenadores de equipe têm participado de reuniões em Campo Grande e repassado as orientações aos demais servidores. “Temos trabalhado para que toda a rede pública de Saúde esteja em sintonia com relação às medidas a serem adotadas diante do surgimento de possíveis casos”, garantiu.

Nas palavras dele, o setor de Vigilância Epidemiológica está de prontidão para o caso de alguma intercorrência.

Hospital Regional

Já com relação ao Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba, o diretor geral da unidade, Norberto Fabri, disse ao Nova News que todas as providências estão sendo viabilizadas.

“Temos quartos reservados para o isolamento de possíveis pacientes; recebemos equipamentos de proteção, como roupas especiais e máscaras destinadas aos profissionais de saúde para o manejo de eventuais pessoas infectadas e temos máscaras destinadas aos possíveis pacientes para que se evite a contaminação de outras pessoas dentro da unidade hospitalar”, disse Norberto.

O diretor geral do HR disse que está em sintonia com o Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande, para liberação, em caso de necessidade, de kits destinados à coleta de material para o exame denominado “swab”, capaz de diagnosticar casos de coronavírus.

“Atuamos também na capacitação dos nossos profissionais com reforço nos treinamentos, tanto por meio do protocolo próprio, quanto com base no protocolo estadual”, garantiu.

Fabri ainda explicou que, se houver o surgimento de pacientes graves, já está acertada a transferência deles para a unidade de referência que, no caso, é o Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande.

“Até o momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de coronavírus em Nova Andradina e esperamos que continue assim, mas por outro lado, estamos fazendo a nossa parte, nos preparando para a realização do atendimento adequado dentro dos protocolos estabelecidos, caso seja necessário”, finalizou.

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde