Publicado em 27/07/2020 às 09:43, Atualizado em 27/07/2020 às 13:47

Missa de São Cristóvão foi celebrada neste domingo (26) em Nova Andradina

Motoristas estacionaram seus carros nas proximidades do santuário, acompanharam a celebração pelo rádio e receberam a bênção

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / Cepana

Neste domingo (26), ocorreu, no Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina, a Missa em Honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e transportadores, cujo dia se comemorou no sábado (25).

A celebração ocorreu com as portas da igreja fechadas, para que fossem evitadas aglomerações, mas, houve a transmissão da missa pela página do Santuário no Facebook e pela Rádio Miragem FM 104,9.

Vários motoristas estacionaram seus veículos nas proximidades do Santuário Diocesano e acompanharam a celebração pela rádio, sem saírem de seus automóveis. Terminada a missa, os padres e os diáconos saíram da igreja para ministrarem a bênção.

Imagens: Divulgação / Cepana

O santo*

O verdadeiro nome de Cristóvão era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória. Ele servia ao rei daquela nação.

Com o passar do tempo, Cristovão entendeu que era a Jesus Cristo era mais poderoso que o rei e saiu em uma busca incansável ao seu novo Senhor. Durante a caminhada, encontrou um senhor e perguntou como poderia encontrar Jesus. O velho eremita disse que ele deveria jejuar e orar, mas Cristovão disse que não seria possível. Sendo assim, o eremita pediu que ele se instalasse a beira de um rio que existia ali perto, de travessia difícil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele e por amor a Jesus Cristo iniciou a sua missão.

Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristovão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristovão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas.

Cb image default
Imagem: Reprodução

Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristovão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.

Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão. (*Com informações do site Nossa Sagrada Família).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!