Buscar

Missas e celebrações com a presença dos fiéis estão suspensas em todas as paróquias da Diocese de Naviraí

Sacramentos como casamentos e batizados também não serão realizados por tempo indeterminado

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A Diocese de Naviraí, que agrupa 22 paróquias espalhadas pelas cidades de Naviraí, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Paranhos, Sete Quedas e Tacurú, suspendeu todas as missas e celebrações com a presença dos fiéis como forma de prevenção ao possível contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Decreto emitido nesta quarta-feira (18) determina que ficam suspensas, em todo o território da Diocese de Naviraí, todas as atividades que contem com a presença de fiéis, como celebrações de missas, reuniões de movimentos e pastorais, encontros de catequese, retiros e formações.

Conforme apurado pelo Nova News, as missas serão celebradas de forma particular pelo sacerdote, sendo que, os fiéis poderão acompanhá-las através dos meios de comunicação disponíveis em cada paróquia, como TV, rádio e internet.

As igrejas permanecerão com as portas abertas no horário de costume de cada comunidade, podendo ser visitadas pelos fiéis, desde que não haja aglomeração de pessoas.

As celebrações de sacramentos comunitários, como casamentos e batizados também ficam suspensos por tempo indeterminado. Sobre os batizados, a exceção é para caso de risco de morte de pessoa, sendo que, nesta situação, o sacramento será ministrado apenas com a presença do celebrante, do batizando, dos pais e padrinhos.

Para o caso de matrimônios que, por motivos de força maior, não possam ser adiados, vale a mesma recomendação, ou seja, devem se fazer presentes apenas o celebrante, os noivos, familiares próximos e padrinhos, sem que haja convidados.

Já no caso do sacramento da unção dos enfermos, este será ministrado, em caso de necessidade, devendo os sacerdotes fazerem uso de luvas, máscaras e demais medidas preventivas já conhecidas.

Confira o decreto

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.