Buscar

Monitoramento revela que moradores de Nova Andradina e Batayporã não cumprem isolamento social

Em Nova Andradina, taxa de isolamento é inferior a 47%. Já em Batayporã, monitoramento mostra que metade da população da cidade continua nas ruas

Cb image default
Agências bancárias, na área central de Nova Andradina, são os locais com maior movimentação de pessoas  - Imagem: José Almir Portela / Nova News

Nova Andradina e Batayporã são exemplos claros do Estado de Mato Grosso do Sul  de que o isolamento precário pode gerar crescimento no número de casos do Covid-19.

De segunda para terça, Nova Andradina com 45,5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), teve um salto de 3 para 9 casos confirmados de coronavírus.

Porém, o comportamento da população tem se mostrado contrário em relação a necessidade do isolamento social, e os dados apontam taxa de isolamento inferior a 47% na cidade.

Com pouco mais de 11 mil habitantes (IBGE), Batayporã tem agravante de duas mortes ocorridas na cidade. O fator preocupante é que apesar da gravidade da pandemia, mesmo com óbitos causados pelo Covid-19, o monitoramento indica que metade da população continua nas ruas.

O apelo das autoridades e especialistas de todo o mundo tem sido para a população permanecer em casa, e apontam a medida como a única maneira de evitar o agravamento da pandemia. Manter os cuidados de higiene e fazer o uso de máscaras também é uma recomendação essencial para reduzir o número de pessoas contaminadas, e evitar o pico da doença que pode sobrecarregar o sistema público de saúde.

Os dados são fornecidos pela startup da In Loco, que usa dados de geolocalização para mapear estados, municípios e regiões para mensurar a taxa média de isolamento social. A ferramenta será utilizada pelo Governo do Estado para direcionar ações de enfrentamento ao Coronavírus nos municípios e regiões com menos adesão ao isolamento.

Dados do monitoramento por geolocalização mostram que 52,3% da população de MS contrariou as recomendações de isolamento social nesta terça-feira, e apenas 47,7% permaneceu em casa. Com esse percentual o Estado continua em segundo lugar no ranking das unidades da federação com pior taxa de isolamento do país (*As informações são da Subcom). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.