Publicado em 08/04/2020 às 16:00, Atualizado em 08/04/2020 às 20:44

Monitoramento revela que moradores de Nova Andradina e Batayporã não cumprem isolamento social

Em Nova Andradina, taxa de isolamento é inferior a 47%. Já em Batayporã, monitoramento mostra que metade da população da cidade continua nas ruas

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Agências bancárias, na área central de Nova Andradina, são os locais com maior movimentação de pessoas  - Imagem: José Almir Portela / Nova News

Nova Andradina e Batayporã são exemplos claros do Estado de Mato Grosso do Sul  de que o isolamento precário pode gerar crescimento no número de casos do Covid-19.

De segunda para terça, Nova Andradina com 45,5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), teve um salto de 3 para 9 casos confirmados de coronavírus.

Porém, o comportamento da população tem se mostrado contrário em relação a necessidade do isolamento social, e os dados apontam taxa de isolamento inferior a 47% na cidade.

Com pouco mais de 11 mil habitantes (IBGE), Batayporã tem agravante de duas mortes ocorridas na cidade. O fator preocupante é que apesar da gravidade da pandemia, mesmo com óbitos causados pelo Covid-19, o monitoramento indica que metade da população continua nas ruas.

O apelo das autoridades e especialistas de todo o mundo tem sido para a população permanecer em casa, e apontam a medida como a única maneira de evitar o agravamento da pandemia. Manter os cuidados de higiene e fazer o uso de máscaras também é uma recomendação essencial para reduzir o número de pessoas contaminadas, e evitar o pico da doença que pode sobrecarregar o sistema público de saúde.

Os dados são fornecidos pela startup da In Loco, que usa dados de geolocalização para mapear estados, municípios e regiões para mensurar a taxa média de isolamento social. A ferramenta será utilizada pelo Governo do Estado para direcionar ações de enfrentamento ao Coronavírus nos municípios e regiões com menos adesão ao isolamento.

Dados do monitoramento por geolocalização mostram que 52,3% da população de MS contrariou as recomendações de isolamento social nesta terça-feira, e apenas 47,7% permaneceu em casa. Com esse percentual o Estado continua em segundo lugar no ranking das unidades da federação com pior taxa de isolamento do país (*As informações são da Subcom).