Buscar

Morador só pode fazer ligação residencial após conclusão da rede de esgoto, alerta gerente da Sanesul em Nova Andradina

Utilização da rede antes da permissão da empresa constitui irregularidade

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está implantando ou ampliando a rede de coleta e tratamento de esgoto em várias cidades de Mato Grosso do Sul, porém, o morador só pode fazer ligação residencial após conclusão da obra da rede, alerta o gerente da Regional da Sanesul em Nova Andradina, Jair Ribeiro.

Conforme a empresa, para que o tratamento do esgoto aconteça corretamente, é preciso que sejam feitas todas as obras de infraestrutura com as tubulações que passam nas ruas e seguem até as estações de tratamento, respeitando todas as etapas de um longo processo de saneamento.

Cb image default
Ligação domiciliar de esgoto à rede não concluída gera transtornos e danos ambientais - Imagem: Arquivo / Nova News

Em algumas localidades atendidas pela Sanesul, onde há obras de esgotamento em execução, as equipes têm notado que os moradores estão se adiantando e fazendo a interligação da rede residencial na rede de rua da empresa, antes da Sanesul liberar os acessos.

“Esse adiantamento acaba atrapalhando e é irregular, ou seja, prejudica o meio ambiente e o próprio morador”, comenta o gerente regional em Nova Andradina, Jair Ribeiro, e responsável pela operação de mais onze cidades.

Ele ressalta que o processo correto deve acontecer da seguinte forma: “Primeiro a Sanesul deixa todas as instalações do sistema de esgotamento sanitário prontas, finalizando as redes de coleta nas ruas e as estações elevatórias de esgoto bruto que ajudam a levar os resíduos domésticos até a estação de tratamento. Depois, funcionários da empresa notificam pessoalmente o morador para fazer a interligação da casa”, detalha.

“Esse é o processo correto, e garante que o esgoto chegue ao seu destino final de tratamento. Quando o morador não espera o término das obras e faz a sua interligação, ele acaba contribuído para o processo inverso, ou seja, o esgoto não chegará na estação e vai se perder no meio do caminho, poluindo o meio-ambiente da região onde ele mora”, orienta Ribeiro.

É importante lembrar que, se for encontrada irregularidades na ligação de esgoto, o morador pode ser responsabilizado por causar poluição ficando sujeito a multa por dano ambiental conforme as leis vigentes.

“Por isso, é importante que os moradores sigam as orientações das equipes locais, para que nada seja feito de forma ilegal. Desativar a fossa séptica e interligar a residência ao sistema de esgoto da empresa deve ser feito apenas após a notificação oficial da empresa”, finaliza o gerente.

Em novembro de 2019 uma situação de irregularidade ocorrida em Batayporã foi denunciada pelo Nova News à Regional da Sanesul em Nova Andradina. Na ocasião, foi verificado vazamento de esgoto na região da Vila Antônia Nantes.

Na época, em contato com a Sanesul, o Nova News recebeu a informação de que aquele trecho da rede estava em construção e que as ligações residenciais ainda não haviam sido autorizadas, motivo pelo qual ocorreu o transbordamento do sistema. (Com informações da Sanesul).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.