Publicado em 26/05/2022 às 08:42, Atualizado em 26/05/2022 às 22:05

Moradora apela para população de Nova Andradina: “Por favor, não ajudem meu irmão!”

Homem deficiente tem problemas com alcoolismo e se passa por pedinte para conseguir dinheiro que acaba gastando com bebidas

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Márcio é deficiente auditivo e se comunica apenas com gestos. Ele toma remédios controlados e se passa por pedinte para conseguir dinheiro que acaba gastando com bebidas - Imagem: Arquivo da Família

Nos últimos dias, entrou em contato com o Nova News a moradora de Nova Andradina, Rosângela Lima de Souza, de 30 anos, solicitando apoio na divulgação de uma situação envolvendo seu irmão, Márcio Costa Lima, de 35 anos (foto), residente na Avenida Alcides Menezes de Farias.

Segundo ela, Márcio é deficiente (problemas na audição e, consequentemente, na fala), e, devido a outras complicações, faz uso de medicamentos controlados, mas, rotineiramente, ele se passa por pedinte nas ruas e comércios da cidade, angariando doações, geralmente em dinheiro, que acaba gastando na compra de bebidas alcoólicas.

“Ai ele acaba misturando as bebidas com os remédios controlados e isso o prejudica muito”, explica a Moradora que, além de irmã, se apresenta como curadora de Márcio, ou seja, a responsável legal por ele.

Nas palavras de Rosângela, o irmão tem residência fixa e nada lhe falta. “Ele tem tudo o que precisa, como os devidos acompanhamentos na área da saúde, roupas e alimentação. O problema dele é com o álcool. Por tomar remédios fortes, a gente não fornece bebidas, aí ele sai para as ruas e, como tem problemas na audição e na fala, utiliza-se de gestos para mentir, dizendo que está com fome. A pessoas se comovem e dão dinheiro, aí ele compra bebidas e depois passa mal”, pontua a irmã.

Rosângela explica que Márcio já ficou internado algumas vezes e que conta com acompanhamento por parte do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mas ela afirma ter muita dificuldade em solucionar o fato de as pessoas darem dinheiro a ele nas ruas.

“Não tenho como controlar isso, então pensei em procurar o site. Reafirmo que ele não precisa de nada, tem todo o suporte, mas finge estar passando necessidade para conseguir dinheiro e adquirir bebidas. Quem sabe com a matéria detalhando a situação e com a ampla divulgação da foto dele as pessoas sejam alertadas e não o ajudem”, espera ela, ao pedir que as pessoas compartilhem a informação.

Rosângela também apela para os comerciantes, especialmente dos donos de bares e conveniências, para que não forneçam bebidas alcoólicas a Márcio. “Só quero o bem do meu irmão e espero poder contar com a compreensão de todos”, finaliza.

Para mais informações sobre a situação de Márcio Costa Lima, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a irmã, Rosângela Lima de Souza, pelo celular / WhatsApp (67) 9 9630-2277.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.