Buscar

Moradora de Nova Andradina faz vaquinha on-line para tratamento de saúde da filha

Cb image default
Mãe e filha - Imagens: WhatsApp / Nova News

Josiana Esteves Alves, de 27 anos, residente no Bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol), em Nova Andradina, está promovendo uma vaquinha on-line para conseguir doações que serão revertidas para o tratamento e bem-estar da filha, Isis Helena Esteves Alves de Lima, de um ano e dois meses, que sofre com diversas complicações de saúde.

O caso

A moradora explica que Isis nasceu com hidrocefalia (acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro), mielomeningoncele (má formação na coluna) e pé torto congênito.

Josiana contou ao Nova News que os problemas de saúde da filha foram diagnosticados ainda na gestação, motivo pelo qual o parto foi realizado em Dourados.

“Ela nasceu em Dourados, já fez a correção da coluna e depois disso recebeu uma válvula de derivação (dispositivo de drenagem implantado cirurgicamente em pacientes com hidrocefalia), aí a gente veio embora, porém, após ficar 15 dias em casa, precisamos voltar a Dourados uma vez que a válvula parou de funcionar e ela ficou muito mal”, relata a mãe.

“Ela permaneceu quatro meses entubada até que foi feita uma traqueostomia (procedimento cirúrgico na região do pescoço com o objetivo de facilitar a chegada de ar até os pulmões). Ficou seis meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e depois foi para a UTI pediátrica, onde esteve por mais seis meses e começou a ter crises convulsivas. Foi uma luta!”, detalhou.

Josiana conta que atualmente Isis segue estável e está internada no Hospital Regional de Nova Andradina. “Ela foi liberada para ir para casa desde que a gente consiga os aparelhos necessários para mantê-la bem, porém, como agente ainda não conseguiu esta estrutura, minha filha acaba sendo, de certa forma, obrigada a permanecer no hospital correndo risco de pegar uma infecção”, desabafa.

A mãe relata que deu entrada via judicial para que o poder público providencie os equipamentos e insumos necessários para que Isis, enfim, possa ir para casa, bem sendo que, segundo ela, o processo está em tramitação. “Estamos no aguardo de uma resposta favorável”, comenta.

Cb image default
Josiana com Isis e seu outro filho, Brayan Henrique, de 10 anos - Imagem: WhatsApp / Nova News

Alto custo

Outro desafio elencado por Josiana é o custeio do leite especial que a filha precisa (Ketocal), cuja lata com apenas 300 gramas é orçada em cerca de R$ 450,00. O fornecimento do alimento também foi colocado no processo judicial, uma vez que a família não tem condições de comprar o produto.

“Além desse leite, que não cabe no nosso orçamento, ela faz uso de fraldas e diversos medicamentos. É verdade que temos recebido certo apoio do município, porém, quando envolve o poder público sabemos que, devido aos trâmites burocráticos, nem sempre os itens são disponibilizados no momento que precisamos e esse é o motivo pelo qual estamos contando com a solidariedade dos leitores do Nova News e da população em geral para que minha filha tenha mais segurança no sentido de contar com toda a assistência que ela precisa”, pontua a mãe.

Como ajudar?

Pessoas interessadas em fazer doações à família da garotinha Isis Helena Esteves Alves de Lima podem contribuir por meio da vaquinha on-line >> clicando aqui <<.

Já para saber mais sobre o caso e oferecer outras formas de assistência e suporte, é possível falar com Josiana pelo celular / WhatsApp (67) 9921-1939

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.