Buscar

Moradores de Nova Andradina protocolam na Câmara Municipal pedido de CPI para que problema da erosão seja apurado

Departamento Jurídico da Câmara Municipal analisa reivindicação da população

Cb image default
Representante dos moradores do bairro, Maurício Rodrigues, com o presidente da Câmara Municipal, Leandro Fedossi, e o vereador Josenildo Ceará - Imagem: Divulgação

Moradores do Bairro Argemiro Ortega, em Nova Andradina, protocolaram, na manhã desta terça-feira (09), junto à Câmara Municipal, um abaixo assinado pedindo a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o problema da erosão que afeta aquela localidade.

Segundo as lideranças que solicitam a realização da CPI, a suposta inércia do Poder Público com relação ao problema, que não é novo, tem gerado descontentamento por parte dos cidadãos que moram na região afetada pelo processo erosivo.

“Temos acompanhado os repasses financeiros realizados há anos para sanar o problema, mas, infelizmente, não percebemos um retorno positivo, motivo pelo qual exigimos que o caso seja investigado”, disse cidadão Maurício Salvio Rodrigues dos Santos, que faz parte de uma organização denominada Agentes Voluntários do Brasil, que fiscaliza gastos públicos.

Cb image default
Imagem: Nova News

Presidente da Câmara

No início da tarde desta terça-feira (09), o Nova News conversou com o presidente da Casa de Leis, vereador Leandro Fedossi, e ele disse que os documentos entregues pelos moradores foram encaminhados para análise do Departamento Jurídico da Câmara Municipal.

“Após o parecer no nosso Jurídico, o que deve ocorrer nos próximos dias, poderemos ter total ciência dos questionamentos dos moradores e da documentação entregue por eles. A partir daí saberemos o que é possível fazer”, explicou Fedossi.

O problema

Conforme apurado pela reportagem, o processo erosivo teve início há alguns anos na Fazenda São Domingos e vem se agravando com o decorrer o tempo.

Cb image default
Imagem: WhatsApp

A cratera aumenta de forma considerável principalmente nos períodos mais chuvosos, colocando em risco as casas existentes nas proximidades. Vários imóveis foram desocupados por medida de segurança.

Nota da Prefeitura

Também na manhã desta terça (09), por meio de nota encaminhada ao Nova News, a Prefeitura de Nova Andradina informou que já concluiu o processo licitatório para a contratação de máquinas para a realização do trabalho de contenção do processo erosivo.

Como os recursos são provenientes do Governo do Estado, o município aguarda a aprovação e publicação do certame para emitir a ordem de serviço a empresa vencedora.

As famílias que residiam nos imóveis próximos foram retiradas dos seus imóveis, conforme orientação da Defesa Civil.

Todas as famílias que atendem os critérios de vulnerabilidade estão recebendo o benefício do aluguel social.

As avaliações para indenização das famílias também já foram feitas. Os serviços emergenciais estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, mas devido às chuvas ficam muito prejudicados os trabalhos no local.

O Governo Municipal de Nova Andradina informa que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.