Publicado em 01/07/2021 às 10:16, Atualizado em 01/07/2021 às 13:28

Moradores de Nova Casa Verde poderão ser beneficiados com rede de esgoto sanitário

Acácio Gomes, Redação Nova News*
Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação / Sanesul

Segundo publicação da Assessoria de Comunicação da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), durante encontro em Brasília com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na última terça-feira (27), o diretor-presidente, Walter Carneiro Júnior, obteve o compromisso da ministra em fazer gestão junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional para viabilizar recursos que possam ser utilizados na implantação de novos sistemas de esgotamento sanitário e assim atender os distritos não contemplados com a Parceria Público-Privada (PPP-Sanesul), entre eles, o de Nova Casa Verde, no município de Nova Andradina.

Conforme a matéria, o recurso para as obras de novas redes de esgotamento sanitário que chegarão aos distritos virão do Governo Federal via convênio como “recursos não onerosos”, ou seja, uma parceria entre Sanesul e União, que vai garantir a implantação da universalização do esgotamento sanitário em todas as localidades populacionais dos municípios atendidos pela Empresa de Saneamento no Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

“Alguns distritos como Nova Casa Verde e Nova Itamarati, por exemplo, são mais populosos que muitos municípios que já foram atendidos pela nossa PPP (Parceria Público-Privada). Todas essas localidades já foram atendidas com a rede de abastecimento de água tratada, e agora nossa meta é também levar a cobertura com rede de esgotamento sanitário, o que vai beneficiar milhares de famílias sul-mato-grossenses e universalizar todo o sistema de esgotamento em Mato Grosso do Sul”, lembrou Walter Carneiro Júnior.

Os levantamentos dos custos de implantação dos novos sistemas de esgotamento sanitário já estão concluídos em 9 dos 60 distritos atualmente atendidos pela Sanesul. Para levar a rede de esgoto aos moradores desses distritos serão necessários R$ 71 milhões em investimentos.

O montante calculado é suficiente para a implantação de 235 km de rede de coletora de esgoto, 6.409 ligações domiciliares, construção de 7 ETES (Estação de Tratamento de Esgoto), 23 estações elevatórias de esgoto e aquisição de 30 terrenos.

Nesta primeira fase de implantação do sistema estão contemplados e incluídos os distritos de Palmeiras, Montese, Vista Alegre, Prudêncio Thomaz, Quebra Coco, Nova Casa Verde, Nova Itamarati, Sanga Puitã e Nova Porto XV, o que representa garantia de atendimento aos 26.249 habitantes que passarão a ter acesso a rede de esgoto.

“Nós já temos uma gestão feita junto a Itaipu para conseguir esses “recursos não onerosos”. Agora, vamos procurar apoio da Funasa e também do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com a ajuda da ministra Tereza Cristina e do ministro Rogério Marinho, tenho a convicção de que muito em breve vamos iniciar as obras nos distritos e assim universalizar todo nosso sistema de esgotamento sanitário, tanto nos distritos como também nos municípios atendidos pela nossa empresa de saneamento em Mato Grosso do Sul”, finalizou Walter Carneiro Júnior. (*As informações são da Assessoria de Comunicação da Sanesul).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!