Buscar

Moradores do Irman Ribeiro fazem abaixo-assinado para continuarem sendo atendidos na ESF do bairro

Unidade passou a ser referência para o Portal do Parque e moradores locais passaram a ser atendidos no centro da cidade

Cb image default
Imagem: Arquivo / João Cláudio / PMNA

Moradores do Bairro Irman Ribeiro iniciaram um abaixo-assinado a fim de continuarem sendo atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) presente naquela região, uma vez que, eles foram deslocados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

Conforme foi noticiado anteriormente, a ESF do Irman Ribeiro passou a ser referência para os moradores do Portal do Parque, Jardim Alvorada e alguns quarteirões localizados em frente à unidade, enquanto a maior parte da população foi remanejada para a UBS Centro, o que gerou descontentamento em várias famílias.

“Não é justo morarmos aqui, termos o nosso posto de saúde que leva o nome do nosso bairro e que foi criado para nos atender e, agora, sermos obrigados a buscar atendimento no centro da cidade, que fica mais longe de nós”, disse uma moradora.

A intenção do abaixo-assinado seria mostrar ao poder público o desejo dos moradores do bairro em continuarem sendo atendidos na unidade mais próxima de suas casas. “Muitas pessoas que procuram a unidade são idosas, têm dificuldade de locomoção e o deslocamento até a região central da cidade é uma dificuldade a mais”, relatou outro cidadão.

Procurado pelo Nova News, o secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, disse que as mudanças visam a melhoria e a ampliação nos serviços. “Uma unidade de saúde não se restringe aos atendimentos a quem chega até ela, mas envolve equipes de agentes de saúde, visitas domiciliares, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, campanhas preventivas e, neste sentido, a UBS Centro recebeu uma ampliação, alcançando até o Bairro Irman Ribeiro, por este motivo ocorreu a mudança”, explicou.

Maximiano disse ainda que a UBS Centro conta com mais profissionais, melhor estrutura e horário de atendimento estendido, que vai das 07h às 19h direto, sem intervalo para almoço. “Os moradores do Irman Ribeiro já visitam o centro da cidade constantemente para vários serviços, inclusive os idosos comparecem aos bancos para receberem seus benefícios, então entendemos que isso não seria uma dificuldade”, pontuou.

O secretário ainda destacou que como a equipe da UBS Centro é maior, a população do Irman Ribeiro receberá mais visitas dos agentes de saúde e serão melhor alcançados pelas campanhas preventivas de demais ações. 

“Além disso, aqueles moradores acamados e com doenças graves receberão, como sempre receberam, suporte da ambulância para deslocamentos até a unidade de saúde ou até o hospital. Ninguém ficará desamparado”, garantiu.

Sérgio também explicou que, com as mudanças, a população do Portal do Parque, que não possuía ESF e nem cobertura dos agentes de saúde agora passa a receber os dois serviços. “As pessoas precisam entender que não estamos reduzindo a qualidade nem a quantidade dos atendimentos, mas, pelo contrário, estamos ampliando a melhorando o serviço. Conversamos com o Ministério Público, com os vereadores, e explicamos que as alterações seguem os devidos critérios técnicos”, finalizou o secretário.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.