Publicado em 28/01/2020 às 16:30, Atualizado em 28/01/2020 às 20:53

Morte por dengue hemorrágica é confirmada em Nova Andradina

Causa da morte foi confirmada após divulgação de laudo nesta terça-feira (28)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Secretário confirmou ao Nova News a dengue hemorrágica como causa da morte de Célia Alves, de 52 anos -  Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Uma morte por dengue hemorrágica foi confirmada no município de Nova Andradina nos últimos dias.

Célia Alves, de 52 anos, residente em Nova Andradina, estava internada no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba e faleceu no dia 25 de janeiro. Na ocasião, amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande, que divulgou o laudo nesta terça-feira (28), que confirma a dengue hemorrágica como causa da morte.

Na tarde desta terça-feira (28), o secretário de Saúde de Nova Andradina, Arion Aislan, disse ao Nova News que todos os casos serão investigados mais profundamente.

“A partir de agora todas as notificações serão tratadas de maneira mais criteriosa e todas as amostras suspeitas serão encaminhadas para Campo Grande, para que façamos um mapeamento. 

É importante frisar ainda que quem suspeitar da doença, não deve se automedicar, pois isso tem agravado muito os casos. Remédios à base de ácido acetil salicílico (AAS) podem ser fatais em caso de dengue porque atrapalham a coagulação do sangue, transformando a dengue comum em hemorrágica.” alertou.

Estado

Segundo o boletim epidemiológico divulgado no dia 15 de janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tinha, até aquela data, 989 notificações de dengue. Na ocasião, o levantamento apontava 133 casos confirmados da doença e três mortes registradas em Campo Grande, Corumbá e Sete Quedas.