Publicado em 23/11/2021 às 15:19, Atualizado em 23/11/2021 às 19:26

Município de Angélica irá completar um ano sem prefeito eleito

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Prefeitura de Angélica - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Enquanto outras cidades do país elegeram seus prefeitos, mesmo em pleitos extemporâneos, o município de Angélica, distante cerca de 80 quilômetros de Nova Andradina, irá completar o primeiro ano deste mandato sem nenhum representante escolhido pela própria população para comandar o Executivo Municipal.

Isso porque a eleição de João Donizeti Cassuci (PDT) segue sub judice. O candidato teve 53,02% dos votos válidos no pleito de 15 de novembro do ano passado, mas acabou impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) porque foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional.

A Lei da Inelegibilidade veta participação nas eleições por oito anos, a partir do cumprimento da pena, prazo que começou a correr para o pedetista em setembro de 2018. No entanto, Cassuci apresentou agravo regimental e, já eleito sub judice, reforçou a tese de que uma decisão do ministro do STF, Nunes Marques, serve de fundamento para validar seu registro.

Inclusive, a decisão de Nunes Marques fez o Tribunal Superior Eleitoral suspender recurso impetrado por Cassuci, no qual também tenta reverter a impugnação de sua candidatura. O ministro Luís Roberto Barroso entendeu que o julgamento só deve ser destravado após decisão definitiva do STF na ação que confronta a Lei da Inelegibilidade.

Diante do imbróglio judicial, o prefeito eleito João Donizete Cassuci segue sem poder ser diplomado e empossado prefeito de Angélica. Também não há previsão de eleição suplementar. O presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Rodrigues, o Boquinha (PSDB), administra o município de maneira interina.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!