Buscar

Município de Nova Andradina completa 59 anos de instalação em 2018

Cidade Sorriso conta atualmente com mais de 50 mil habitantes

O município de Nova Andradina festeja duplamente o seu aniversário. Em 30 de abril, quando é comemorada instalação do município, e no dia 20 de dezembro, que é realmente a data da criação da cidade. Em função do aniversário de criação se dar em dezembro, época em que o empresariado está em franca atividade de comercialização, dadas as festividades natalinas, foi editada lei que coloca como feriado local, o dia 30 de abril. Em 2018, Nova Andradina completa 59 anos de instalação.

Cb image default
Em 1957 foi destacada uma gleba da Fazenda Baile, local onde foram construídos os alicerces de Nova Andradina - Imagem: Arquivo / Nova News

As terras que atualmente compõem o município de Nova Andradina, bem como extensa área da região, foram colonizadas pelo paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, pecuarista, homem dotado de extraordinária visão e de incomum habilidade. Iniciou seus trabalhos de colonização em Mato Grosso, por volta de 1938 ou 1939, quando adquiriu do Estado, a Fazenda "Caapora", que mais tarde passou a denominar Fazenda Primavera, localizada nas proximidades da formosa baía do Rio Samambaia, em plena selva, no Vale do Rio Paraná. Anos mais tarde, Moura Andrade estendeu seus domínios adquirindo as fazendas Santa Barbara, Baile, Xavante e Panambi.

A fazenda Baile pertenceu inicialmente a Henrique Barbosa Martins e depois a Domingos Barbosa Martins, ambos membros do clã dos Barbosa Martins que escreveram brilhantes páginas da história de Mato Grosso e constituem uma das mais tradicionais famílias de Mato Grosso do Sul. A fazenda Baile foi adquirida por Moura Andrade em 1951. No segundo semestre de 1957, destacou ele uma gleba da fazenda onde implantou os alicerces da cidade de Nova Andradina. Em seguida, procedeu ao loteamento de outras propriedades rurais, estabelecendo grandes vantagens para os adquirentes, o que determinou a vinda de grandes levas de migrantes, determinando rápido povoamento da região.

Cb image default
Nova Andradina conta atualmente com mais de 50 mil habitantes figurando entre as maiores cidades de MS - Imagem: Arquivo / Nova News 

No mesmo ano, em um barracão da empresa que procedia a abertura das ruas da cidade, instalou-se a primeira escola da nova comunidade, tendo como professoras Efantina de Quadros, conhecida popularmente como D. Lalá, Katsuko, Mariko Fujibayashi e Cecília Holanda. No ano seguinte foi construído um prédio de alvenaria, que passou a ser denominado Grupo Escolar Moura Andrade.

Nova Andradina foi elevada a Vila, Distrito e Município em 1958. A primeira missa foi celebrada por Frei Luiz, na capela do Imaculado Coração de Maria, recém-construída na nova povoação. O primeiro estabelecimento comercial aí implantado pertencia a Kokey Itaya. O primeiro juiz de Paz foi Austrílio Capilé de Castro e a primeira escrivã foi a senhora Irman Ribeiro da Silva. Entre os anos de 1967 e 1969 o então prefeito, Alcides Menezes de Faria, trabalhou para trazer saneamento básico e energia elétrica à cidade.

Mensagem do prefeito*

Em comemoração ao aniversário de 59 anos de instalação de Nova Andradina, o chefe do poder executivo municipal, Gilberto Garcia, divulgou uma mensagem a todos os cidadãos que nasceram ou escolheram esta terra para viver e construir a sua história:

O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Estamos vencendo as dificuldades, trabalhando incansavelmente para destravar projetos e concluir empreendimentos públicos que vão transformar a nossa realidade e melhorar a vida das pessoas.

Nesta data, quero ainda homenagear os nossos pioneiros, que escolheram a terra de Moura Andrade para viver, trazendo familiares e começando o povoado, hoje a promissora Nova Andradina. Vocês trouxeram movimento e entusiasmo para a cidade e essas virtudes permanecem até os dias de hoje, dado a alegria e dinamismo da população.

Cb image default
Garcia diz que trabalha para destravar projetos e concluir empreendimentos públicos que vão transformar a realidade de Nova Andradina - Imagem: João Cláudio

Após 59 anos de instalação, hoje somos mais de 50 mil habitantes. Nos tornamos um corredor dos mais importantes no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Temos um comércio forte, potencial para a indústria e agricultura, onde também se instalaram grandes empresas e ainda pequenas empresas que geram empregos e ajudam a fortalecer nossa economia.

Desejo que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Nova Andradina cada vez melhor.

Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do Município; buscando sempre novas conquistas e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade. Parabéns Nova Andradina! (*Cogecom).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.