Buscar

Município de Nova Andradina contará com estação meteorológica 

Governo do Estado irá investir quase R$ 2 milhões na aquisição de estações para atender 17 cidades de MS 

Imagem: Divulgação

Através da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmou contrato de R$ 1.863.545,10 com empresa que vai fornecer 17 estações meteorológicas, com todo o aparato para funcionamento. Entre os municípios contemplados com os equipamentos estão Nova Andradina, Angélica e Nova Alvorada do Sul. 

 

O contrato, com validade de 12 meses, mas que pode ser prorrogado, foi firmado com a Hobeco Sudamericana Ltda. Os recursos vêm do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul (Fundems) e repasses do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), captados pela Secretaria de Estado da Produção e do Turismo-Geral (Seprotur). ?

Estas estações meteorológicas automáticas são do modelo MAWS301, compostas de todos os módulos, softwares, bateria e conjunto de chaves e cabo para manutenção; além de painel solar, sensores, suportes para sensor de precipitação e radiação e torre com proteção, modelo DKP110 de 10m em alumínio, com kit para raio e aterramento incluído.

Além de Nova Andradina e Angélica, as estações devem ser instaladas em Iguatemi, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Itaporã, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Camapuã, Selvíria, Bonito e Pedro Gomes. As estações permitem efetuar o levantamento de dados que ajudam na previsão do tempo e também a caracterizar o clima, recurso importante para a agropecuária e Defesa Civil.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.