Buscar

Municípios de Angélica, Bataguassu, Ivinhema e Nova Andradina são homologados para atendimento noturno em unidades de saúde

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), homologou diversos municípios que aderiram ao Programa Horário Estendido Noturno. Ao todo, 46 unidades básicas de saúde no Estado vão ampliar o horário de funcionamento em mais 20h semanais das 17h às 21h, totalizando 60h de funcionamento semanal. Entre essas cidades estão Angélica, Bataguassu, Ivinhema e Nova Andradina.

A iniciativa, que fortalece a Atenção Primária e amplia o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no período noturno, está gradativamente sendo implantada em Aquidauana, Anastácio, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Coxim, Deodápolis, Douradina, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Sonora.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a ampliação do horário de atendimento nas unidades representa um avanço significativo, permitindo maior acessibilidade e acolhimento aos usuários, especialmente em regiões com forte crescimento industrial e aumento populacional.

Segundo o gerente de Gestão da Atenção Primária à Saúde da SES, Bruno Reis, a medida reforça o compromisso do Estado com os municípios, ao garantir suporte técnico e financeiro para a ampliação do horário de atendimento. 

Nova Andradina

No caso de Nova Andradina, segundo informações da Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) da Prefeitura Municipal, desde o dia 01 de julho deste ano, teve início o atendimento noturno na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada do Sol.

Desta forma, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos e vacinação estão disponíveis em um horário mais acessível, das 17h às 21h, permitindo que quem trabalha ou estuda tenha uma chance real de cuidar da saúde sem comprometer suas rotinas, garantindo serviços essenciais aos moradores dos bairros Durval Andrade Filho (Morada do Sol), Argemiro Ortega e Bela Vista. (*As informações são de Helton Davis / Comunicação SES e da Cogecom / Prefeitura de Nova Andradina).

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.