Publicado em 06/04/2016 às 07:58, Atualizado em 26/04/2017 às 16:02
Imagem: Reprodução/Internet
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul recebeu, na segunda-feira (4), representantes de municípios sul-mato-grossenses onde haverá o revezamento da Tocha Olímpica. São eles: Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Andradina, Rio Brilhante e Sidrolândia. O objetivo desta primeira reunião com a Fundtur-MS antes do evento foi tratar da preparação da festa da passagem do símbolo da história dos Jogos Olímpicos nos municípios.
Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, a passagem do revezamento da Tocha Olímpica por nove cidades de Mato Grosso do Sul vai representar muito no contexto turístico do Estado. É uma oportunidade para mostrarmos ao mundo nossas belezas já consolidadas e também de inserir outros destinos no nosso mapa turístico, destacou.
A largada para o revezamento da tocha olímpica acontece no dia 3 de maio, em Brasília, e serão três meses de viagem por 335 localidades no Brasil. A previsão de chegada da tocha em Mato Grosso do Sul é dia 25 de junho de 2016, pouco mais de um mês antes do início dos Jogos Olímpicos que acontecem a partir de 5 de agosto no Rio de Janeiro. A passagem do símbolo olímpico será uma oportunidade para expor as políticas que tornam os municípios mais atrativos e receptivos ao turista.
Além dos municípios do estado que farão parte do revezamento, a capital Campo Grande e o município de Dourados receberão jornalistas e blogueiros que participarão da Press Trip Destinos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A escolha de Dourados para o Tour da Tocha ocorreu por meio de um processo seletivo realizado pelo Ministério do Turismo, que escolheu um município de cada macrorregião brasileira onde a tocha olímpica irá pernoitar.
O objetivo das ações do Tour da Tocha é potencializar a promoção dos destinos. Os outros municípios onde a tocha olímpica irá pernoitar e que passaram no processo de seleção, com exceção para as capitais estaduais, foram Santarém (PA), Cabo Frio (RJ), Joinville (SC) e Porto Seguro (BA). Os atrativos de todos os locais por onde acontece o revezamento da Tocha podem ser conferidos no mapa interativo lançado pelo Ministério do Turismo.
O trajeto da Tocha Olímpica em Nova Andradina tem como ponto de partida o cruzamento da Rua Espírito Santo com a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, seguindo até a Rua Vearni Castro, de onde irão prosseguir para a Rua Milton Modesto. O revezamento seguirá até o encontro com a Avenida Eurico Soares Andrade, de onde prosseguirá até a Avenida Ivinhema. Desta via, o trajeto irá progredir para a Avenida Alcides Menezes de Faria onde, na Praça Geraldo Mattos Lima, haverá um grande ato de celebração.
A Força Nacional irá acompanhar o símbolo dos jogos até a chegada ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no próximo dia 5 de agosto.