Buscar

Natural de Bataguassu, juiz com mais de 30 anos de carreira é promovido a desembargador do TJMS

Djailson de Souza, filho de lavradores, teve uma trajetória marcada pela dedicação desde a infância e agora assume um dos mais altos cargos da magistratura sul-mato-grossense

Cb image default
Inagem: Divulgação 

O juiz Djailson de Souza, natural de Bataguassu, foi promovido por aclamação ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A decisão, baseada no critério de antiguidade, foi tomada durante a sessão do Tribunal Pleno na última quarta-feira, 1º de outubro, marcando um novo capítulo em sua carreira de mais de três décadas na magistratura.

Ele assume a cadeira que era ocupada pelo desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, que se aposentou no dia 17 de setembro.

Emocionado com a promoção, o novo desembargador afirmou que sua jornada é fruto de mais de cinco décadas de trabalho e superação. “Eu nunca me candidatei para vir para cá, as coisas aconteceram pela minha dedicação. Comecei de baixo e hoje estou aqui. Me sinto realizado. O trabalho só vale a pena se for digno, sempre penso nas consequências de cada ato meu”, declarou.

Nascido em Bataguassu em 17 de agosto de 1959, Djailson de Souza é filho de lavradores baianos. Desde criança, ele precisou conciliar os estudos com o trabalho na pequena propriedade da família, onde ajudava com as plantações e o gado leiteiro. Foi por incentivo de professores que aprendeu datilografia, habilidade que lhe abriu as primeiras portas para o ambiente forense. Aos 13 anos, mudou-se para a cidade para trabalhar no Cartório do 2º Ofício, tendo seu primeiro contato direto com a rotina do Judiciário.

Na juventude, trabalhou em cartórios nas cidades de Dourados e Caarapó. Em 1981, conquistou o primeiro lugar em um concurso para cartório extrajudicial e, em 1983, formou-se em Direito, passando a advogar em Dourados e Maracaju.

Sua carreira na magistratura começou em 1990, quando foi aprovado em segundo lugar no concurso para juiz do Estado e tomou posse como juiz substituto em Campo Grande. No ano seguinte, foi promovido por merecimento para a comarca de Sete Quedas, onde se destacou por sua atuação na área da infância e juventude até 1995. Posteriormente, foi promovido, também por merecimento, para a 1ª Vara Cível de Corumbá, onde atuou até 2001.

De volta à capital, atuou na 7ª Vara do Juizado Especial, com foco em relações de consumo, e desde 2014, estava à frente da Vara do Juizado Especial de Trânsito, cargo que ocupava até sua promoção ao Tribunal Pleno. Ao longo de mais de 30 anos, Djailson de Souza construiu uma carreira pautada pela ética, eficiência e compromisso com a justiça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.