Publicado em 31/01/2020 às 15:17, Atualizado em 31/01/2020 às 19:20

Neste sábado (01) é dia de mutirão contra o Aedes Aegyti no Centro Educacional

As equipes de vigilância em saúde, saúde da família e equipe de combate à dengue vão passar de casa em casa, das 8h às 12h

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

O mutirão de combate ao Aedes aegypti em Nova Andradina chega neste sábado, dia 1 de fevereiro, ao Centro Educacional, das 8h às 12 h.

Desde o mês de dezembro passado, a Prefeitura intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Dentre as ações estão os mutirões de limpeza nos bairros, que acontecem semanalmente.

As equipes de vigilância em saúde, saúde da família e equipe de combate à dengue, vão passar de casa em casa eliminando possíveis focos, recolhendo materiais inservíveis e tudo o que possa acumular água. Além da limpeza nos quintais, o objetivo da ação é a conscientização da população.

Na semana passada, o mutirão atendeu o bairro Horto Florestal. Foram recolhidos três caminhões lotados com móveis velhos, geladeiras, garrafas, entre outros.

No momento, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti), divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde de MS, classifica o município de Nova Andradina com risco médio de surto de doenças transmitidas pelo Aedes.

"A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar criadouros do mosquito", alerta o secretário Arion Aislan.

Mantenha as casas e quintais limpos. Eliminem garrafas, sacos plásticos, bacias, potes, copinhos, descartáveis e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, atitudes fundamentais para o controle do mosquito.

Notificações de dengue em Nova Andradina

Até o momento, o município tem registradas 34 notificações de dengue e uma morte por dengue hemorrágica.