Buscar

NOTA DE ESCLARECIMENTO: informações sobre óbitos no Boletim Epidemiológico Covid-19 de Batayporã

Cb image default
Imagem: Divulgação 

A edição desta sexta-feira (10) do Boletim Epidemiológico Covid-19 de Batayporã apresenta o registro de 31 óbitos decorrentes da doença. Até então, 29 casos de óbitos haviam sido contabilizados. Ocorre que os registros se devem a situações específicas ocorridas ainda em 2021.

Uma delas se refere a um paciente do sexo masculino, com propriedade rural no município de Nova Andradina e residência em Batayporã. No ano passado, tal paciente procurou atendimento no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba e chegou a ser transferido para tratamento em Dourados. O paciente havia fornecido às unidades hospitalares o endereço de Nova Andradina. Por este motivo, o sistema de notificações trabalhou com o endereço do município vizinho e, recentemente, após refinamento de informação oriundo da emissão de certidão de óbito, o sistema considerou o endereço do domicílio, no caso, Batayporã.

Já a segunda situação diz respeito a uma paciente do sexo feminino oriunda de Batayporã que foi hospitalizada devido a um acidente grave com queimaduras. A paciente necessitou ser transferida para tratamento em Campo Grande e, durante sua internação, contraiu Covid-19, o que acarretou no agravamento de seu quadro clínico e consequente óbito. Novamente, após considerar a emissão da certidão de óbito, o sistema promoveu atualização e passou a contabilizar o caso entre os registros de Batayporã.

Não existem registros recentes de óbitos decorrentes de Covid-19 em Batayporã. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta o pedido para que a população continue atenta à imunização e conclua o esquema com todas as doses de vacina bem como continue com os cuidados preventivos como uso de máscara ao monitorar sintomas gripais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.