A Campanha Agosto Lilás foi oficialmente aberta em Nova Andradina nesta segunda-feira (04), em um ato simbólico realizado na sede da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A solenidade reuniu autoridades civis e militares e marcou o início de uma série de atividades voltadas à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher no município.
Com o tema “A mulher e o direito de viver sem violência”, a edição deste ano busca fortalecer o diálogo com a sociedade sobre os diferentes tipos de agressão (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial) e incentivar as denúncias.
Dados alarmantes reforçam a urgência do debate. Somente neste ano, Mato Grosso do Sul registrou 21 feminicídios, 32 tentativas e 8.669 medidas protetivas de urgência. Os números evidenciam a necessidade de ampliar o alcance das políticas públicas e fortalecer os mecanismos de proteção às vítimas.
A mesa de honra foi composta pelo prefeito Dr. Leandro Fedossi; o juiz da 3ª Vara Cível, Hebert Fabiano Silva Pedroso Filho; o presidente da OAB, Stênio Parron; a vereadora e procuradora da Mulher, Gabriela Delgado; a secretária de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez; a delegada da Mulher, Melissa Bezerra; o tenente-coronel Paulo Renato; e a diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Arlethe Matos.
Durante sua fala, o prefeito Dr. Leandro reforçou importância da união entre os poderes para garantir a proteção das mulheres e fortalecer a rede de apoio no município. “Não podemos naturalizar a violência. É dever do poder público assegurar que nenhuma mulher seja submetida à violência. A campanha Agosto Lilás é um alerta, mas também um chamado à ação”, afirmou.
Instituído em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás se consolida como um mês de mobilização nacional. Em Nova Andradina, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores.
A rede de atendimento do município conta com a atuação integrada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Delegacia da Mulher (DAM), Programa Mulher Segura (Promuse), Ministério Público, Poder Judiciário, e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher.
Ao longo do mês, a população será convidada a participar de ações educativas, como blitz informativa, palestras, rodas de conversa, entrevistas em veículos de comunicação e visitas às unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Também prestigiaram a cerimônia de abertura os secretários municipais Wagner Perigo (Educação) e Raphael Perpétuo (Serviços Públicos), além dos vereadores Márcia Lobo, Willian Moraes e Adelar Belo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.