Buscar

Nova Andradina - Ação voluntária entre moradores transforma terreno abandonado em praça no Portal do Parque

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

Se alguém passasse pelo Bairro Portal do Parque em meados de 2020, na confluência da Avenida Masahiko Azuma, Rua Henriette Haiat e Rua David Cherman, veria um cenário de total abandono: um terreno tomado pelo mato alto, muito lixo acumulado e muita sujeira. As fotos que ilustram essa matéria mostram a realidade do terreno naquele ano.

Com uma área de aproximadamente mil metros quadrados, o terreno baldio abandonado contrastava com o desenvolvimento célere do bairro, cujas construções de modernas casas estavam a todo vapor. Incomodados com a situação, um grupo de quatro moradores, que reside próximo ao local, decidiu descobrir quem seria o dono daquela área.

“Para nossa surpresa, descobrimos que o local é uma área pública”, destaca Pablo, que é bombeiro militar e mora há três anos no bairro, a cerca de cinquenta metros do terreno. Com a informação de que o local não era particular, Pablo, Silvano, Fabiano e Ueliton decidiram mudar aquela realidade. “Começamos realizando a limpeza, que deu muito trabalho e, em seguida, iniciamos o plantio de mudas de árvores”, relembra Ueliton, que é carteiro e também mora próximo ao lote.

Os quatro moradores foram dedicando tempo e esforço diariamente para realizar a manutenção da área pública através da limpeza do local, retirada de lixo acumulado, plantio de mudas de árvores, colocação de proteção lateral com paus para proteger as plantas, entre outras ações.

Fotos mostram a transformação do local - Imagens: WhatsApp / Nova News

Conforme as mudas das árvores se desenvolviam, os amigos verificaram que seria necessária uma torneira naquele espaço público porque, considerando que mais de 50 mudas haviam sido plantadas, estava ficando inviável regar as plantas usando balde e água das casas deles.

Então, em 2021, foi protocolado por Pablo ofício junto à Sanesul, que, pouco tempo depois, instalou um ponto de água no terreno, facilitando o trabalho de aguar as árvores. Também foi solicitada por ele à empresa Base MS a doação de pedras, as quais foram dispostas em círculo em volta das mudas (dando um toque ornamental e deixando o local mais bonito) e também ao redor de toda praça.

Com o início do trabalho altruísta dos moradores, a Prefeitura também passou a colaborar com a manutenção da limpeza, disponibilizando maquinário tanto para retirada de entulho quanto para deixar o terreno plano.

Para Silvano, que mora em frente ao terreno e que até hoje pega na enxada para capinar o local e evitar o crescimento de ervas daninhas, “o engajamento social é fator de mudança no seio da sociedade e pequenas ações de mobilização podem mudar a realidade de uma comunidade”.

A ação voluntária dos moradores foi transformando, gradativamente, um terreno abandonado em uma praça pública, carinhosamente chamada por eles de “Praça das Árvores”. A dedicação e entrega é tão grande a ponto de um deles ter tirado dinheiro do próprio bolso para realizar uma ação que vai beneficiar a coletividade. O morador Pablo comprou mudas de árvores raras e praticamente em extinção e plantou no terreno.

“Comprei com meu dinheiro muda de curriola, baru, murici, cereja do cerrado, araçá e bacupari, que são árvores frutíferas muito difíceis de serem encontradas hoje em dia”, pontua. Além disso, a bonita placa de madeira entalhada, que foi instalada em abril de 2022 e é a única em uma praça na cidade de Nova Andradina, também foi bancada exclusivamente pelo bombeiro militar, que não revela o valor, mas informa que não foi barato. “Cada pessoa pode ser um agente de mudança social e a ação individual de cada um pode tornar nosso mundo um lugar melhor para viver”, acrescenta Pablo.

Cb image default
Da esquerda para a direita: Pablo, Ueliton, Michele, Silvano, Maria e Fabiano mostram ferramentas de trabalho social - Imagem: WhatsApp / Nova News

Outro destaque importante a se observar na Praça das Árvores é que a maioria das plantas são árvores frutíferas. O grupo de moradores realizou o catálogo de todas árvores plantadas. A praça possui 64 árvores e, destas, 50 árvores são de frutos comestíveis. É a primeira e única praça na cidade de Nova Andradina cuja maioria das árvores são frutíferas.

Além de serem comestíveis para o ser humano, as frutas também alimentam diversos pássaros. Na praça existem, por exemplo, ingazeiro, pinheira, tamarindeiro, jaracatiazeiro, palmeira macaúba, goiabeira, umbuzeiro, graviola, jatobazeiro, aceroleira, pêssego do mato, amoreira, seriguela, entre outras.

Hoje, além dos quatro vizinhos, as esposas deles e alguns outros moradores também estão ajudando na rega das árvores e na manutenção do terreno. E o trabalho do grupo ainda não acabou. De acordo com Fabiano, ainda este ano eles vão tentar a aprovação de projeto de lei municipal que denomine o espaço como “Praça das Árvores”. “Para nós, o reconhecimento oficial da área pelo poder público como uma praça será a concretização de um sonho que começou lá atrás”, afirma o morador.

Recentemente, conseguiram, via Prefeitura de Nova Andradina, a instalação de 2 bancos de concreto, duas lixeiras e também a instalação de iluminação de led na praça. As melhorias, referidas pelos moradores como conquistas, estão sendo realizadas de forma gradativa.

O grupo pretende, ainda em 2022, conseguir plantar grama no local, fazer calçada e instalar quiosques e brinquedos para as crianças, seja com apoio da iniciativa privada, seja com apoio dos órgãos públicos. Empresas ou pessoas que queiram contribuir de alguma forma podem entrar em contato com Pablo pelo telefone (67) 9 8123-8558. (*As informações deste texto são de Pablo Diego Barros de Jesus).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.