Buscar

Nova Andradina - Ações em ESF Morada do Sol estimulam a realização de testes rápidos para diagnóstico das hepatites

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais

Fotos: Divulgação

Cb image default

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. As ações do “Julho Amarelo” na Estratégia Saúde da Família Morada do Sol, estimularam a realização de testes rápidos para o diagnóstico precoce das hepatites.

De acordo com enfermeira da unidade de Saúde, Cláudia de Souza, a importância dessas ações é levar o conhecimento da doença para a população e conscientização quanto a importância dos exames.

A hepatite pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas, doenças autoimunes e metabólicas. É uma inflamação do fígado que pode passar despercebido e levar anos para a pessoa notar que está doente. Um diagnóstico precoce garante o tratamento antecipado e evita a evolução da doença.

A pessoa infectada pode apresentar fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura. Porém, a doença é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas.

Muitas pessoas são portadoras do vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco da doença se tornar mais grave, e evoluir para uma cirrose ou até câncer. É por essa razão que o diagnóstico precoce é tão importante.

Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido ou sorologia.

As Estratégias Saúde da Família, oferecem os testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital.

E nesta ação, a ESF Morada do Sol estará realizando regularmente durante todo o ano a realização dos testes rápidos para detecção das Hepatites B e C, incluindo também os testes rápidos para HIV e Sífilis. O exame é indolor e rápido. Basta comparecer até a unidade e solicitar o exame.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.