Publicado em 23/02/2021 às 11:03, Atualizado em 23/02/2021 às 15:06

Nova Andradina - Alunos do IFMS acumulam prêmios em competições científicas

Preparação para olimpíadas nacionais do conhecimento teve apoio institucional por meio de edital específico

IFMS,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Em 2020, estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram agraciados em competições científicas nacionais.

No total, 39 alunos da instituição receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas nas olimpíadas brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), de Informática (OBI), de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e de Robótica (OBR). Nessa última, outros quatro estudantes do IFMS ficaram nas dez primeiras posições na apresentação nacional, voltada à prática virtual.

Com as medidas de distanciamento social contra a pandemia do novo coronavírus, as provas foram realizadas de maneira virtual em 2020.

Para que os estudantes pudessem participar das competições científicas nacionais, foram disponibilizados – por meio do edital n° 073/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) – recursos de até R$ 25 mil, voltados à preparação para as olimpíadas do conhecimento.

Cb image default

“Acreditamos que disseminar e estimular a criatividade e a cultura do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação, através da participação das olimpíadas científicas, é um excelente meio de ampliar o conhecimento científico de nossos estudantes. Precisamos de atividades extracurriculares estimulantes e promovedora de conhecimento”, explica o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão.

Mudanças – Com a suspensão das atividades não presenciais no mês de março de 2020, buscando evitar a disseminação da Covid-19, as atividades preparatórias foram mantidas, mas passaram por alterações.

“Elas foram adaptadas para o sistema remoto. Professores fizeram o empréstimo de equipamentos, materiais e computadores, para que não houvesse prejuízo para os estudantes”, comenta Pablo.

A previsão é de que o edital de incentivo para as competições científicas de 2021 seja publicado em breve. “Entendemos que seja uma excelente atividade extracurricular para nossos estudantes”, destaca.