Publicado em 07/12/2021 às 12:02, Atualizado em 07/12/2021 às 20:30

Nova Andradina - Após bater em árvore, viatura do SAMU está há mais de 10 dias fora de operação

Município afirma que veículo não pode ser utilizado antes da realização da perícia por parte de empresa seguradora

Acácio Gomes, Redação Nova News

Imagens: WhatsApp / Nova News

Após um acidente, ocorrido no dia 27 de novembro, quando bateu em uma árvore, a viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina está sem operação há mais de 10 dias.

Conforme apurado pelo Nova News, no sábado (27/11), a viatura foi estacionada em frente a uma unidade hospitalar da cidade, sendo que, devido a um suposto problema no freio de mão, o veículo acabou entrando em movimento, atingindo uma árvore, o que causou danos na parte frontal.

Na segunda-feira (29/11), foi feito o registro de um boletim de ocorrência e acionada a seguradora, para que as devidas providências com relação aos reparos necessários fossem viabilizadas.

Ocorre que, segundo o município, até o momento não teria ocorrido a realização da perícia por parte da seguradora, sendo que, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que o veículo, embora tenha plenas condições de rodar, não seja utilizado antes da vistoria para que a cobertura pelo seguro não seja comprometida.

Segundo a coordenação local do SAMU, em caso de acionamento do serviço pelo 192, o cidadão será orientado sobre os procedimentos cabíveis a cada caso e, em caso de necessidade, é feito acionamento do Corpo de Bombeiros Militar.

Aproveitando a oportunidade, coordenação local ressalta que não é atribuição do SAMU e nem do Corpo de Bombeiros Militar o transporte de pacientes para consultas, realização de curativos e demais procedimentos que não sejam caracterizados como urgência ou emergência e que para estas finalidades há o serviço de transporte da Secretaria de Saúde.

A Regional do SAMU em Dourados, onde fica a Central de Regulação do 192, confirmou ao Nova News a situação relativa à viatura. “A informação que recebemos é que a ambulância, mesmo batida, está em condições de atender, ou seja, trafegar na cidade, no entanto, a prefeitura local não permite a rodagem da viatura sem a avaliação do seguro. Até o momento a seguradora não fez a avaliação”.

Por sua vez, também procurada pelo Nova News, a Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) da Prefeitura de Nova Andradina também se pronunciou.

“Após contato com o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde, a Cogecom informa que a viatura do Samu não está operando desde o dia 27 de novembro, quando foi envolvida em um sinistro. Foi acionada a seguradora do veículo. No momento, estamos aguardando a vistoria e, posterior, conserto da viatura avariada. A população que precisar dos serviços do SAMU pode ligar no 192, que os profissionais vão dar a orientação para um melhor atendimento e, se houver necessidade de envio de uma ambulância, solicitará o suporte do Corpo de Bombeiros”.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!