Buscar

Nova Andradina - Após seis meses sem manutenção em aparelhos, CRENA volta a realizar exames auditivos

Pacientes estavam sendo encaminhados para a cidade de Dourados para realização dos exames

O Centro de Reabilitação de Nova Andradina (CRENA) voltou a realizar exames auditivos após ficar seis meses com os aparelhos parados, sem manutenção. Mesmo com os equipamentos descalibrados, a antiga administração não autorizou a solicitação para a empresa responsável prestar  a  assistência dos mesmos e assim, centenas de pacientes ficaram sem atendimento.

Sem os aparelhos auditivos, exames como Teste da Orelhinha, Audiometria, Impedanciometria e Bera, não eram realizados e os pacientes eram deslocados até a cidade de Dourados, localizada a 180 km de Nova Andradina. 

De acordo com a responsável pelos exames auditivos, a fonoaudióloga Thais Lobo, só o Teste da Orelhinha, a demanda mensal é em media de 120  recém –nascidos  que tiveram de procurar clínicas particulares para a realização do mesmo  e os exames de audiometria e Impedânciometria os pacientes estavam esperando a liberação para realizar em Dourados.

Sub secretário Sérgio Maximiano esteve no Crena acompanhando a manutenção (Imagem: João Cláudio/Cogecom)

Os aparelhos foram fornecidos pelo Programa Estadual Saúde do Trabalhador, no ano de 2012 e nunca ficou tanto tempo sem manutenção. 

“ Esse período sem a realização destes exames auditivos foi um descaso   com a população”, disse Thais. 

Os outros exames auditivos realizados no Crena são, Audiometria, que é feito em crianças a partir de  4 anos e em adultos; Impedanciometria e Bera, que também é realizado em crianças e adultos. 

O sub secretário Sérgio Maximiano esteve no Crena acompanhando a manutenção e destacou a necessidade de manter os aparelhos sempre calibrados.  “A calibragem traz uma melhor precisão nos resultados dos exames, é necessário fazer. A demanda que tínhamos reprimida aqui, passa a ser atendido novamente por aqui mesmo, sem precisar de transporte para Dourados, que é um custo adicional. Nós termos os parelhos profissionais, de última geração aqui e isso nos facilita a atender com mais rapidez e ainda nos traz a economia de não ter que levar os pacientes para fora”, declarou.

O Centro de Reabilitação de Nova Andradina (CRENA) está localizado na Rua Vearni Castro, número 732 e o horário de atendimento é das 7h às 17h. O agendamento pode ser feito em qualquer horário e o paciente precisa levar um encaminhamento e cartão do SUS, exceto para o teste de orelhinha e teste da linguinha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.