Publicado em 11/06/2020 às 15:59, Atualizado em 11/06/2020 às 20:03

Nova Andradina - Asfalto novo termina com espera de mais de 40 anos

Após conclusão da drenagem e pavimentação de 1,2 km da Rua Antonio Duarte, Prefeitura inicia construção de bacia de contenção para acabar com erosão na região

Cogecom,
Cb image default

Foto: Focco Vídeo

Já estão em fase de conclusão as obras de drenagem e pavimentação da rua Antonio Duarte, num trecho de 1,2 km de extensão, que vai do Cemitério até a praça situada no bairro Argemiro Ortega.

A comunidade esperava há mais de 40 anos pelo asfalto e muitos já estavam descrentes de que a obra deixaria de ficar apenas no discurso e nas promessas eleitoreiras.

Isso é notório porque enquanto as máquinas trabalhavam no local, um morador que acompanhava os serviços desabafou: "São tantos anos de espera, seguidos anúncios e paralisações da obra, que não estava acreditando muito que desta vez o serviço seria feito. Agora, a gente vai ganhar em qualidade de vida e valorização dos imóveis", justificou.

Em publicação no facebook oficial da Prefeitura, em que se anuncia a conclusão das 2 etapas de serviços até a entrega de 100% do trecho de pavimentação neste mês, vários moradores se manifestaram nas redes sociais, em agradecimento a administração municipal.

"Que bom, só quem mora nessa rua sabe o sofrimento que era ...quando era tempo seco era muita poeira, tempo de chuva era lama e buracos.. o único prefeito que falou e cumpriu com a promessa. Obrigada", comentou Aldivania Casas.

O mesmo otimismo é demonstrado por Marcio Nascimento Silva. "Nosso prefeito cumprindo sempre o que nos prometeu na campanha", ressaltou.

Todas as obras executadas custaram cerca de R$ 2 milhões. São recursos de emendas parlamentares do ex-senador Waldemir Moka, financiamento do PAC e Ministério das Cidades, e contrapartida de R# 350 mil em recursos próprios do governo municipal

Mais investimentos

E a comunidade vai ter mais um motivo para comemorar, porque a Prefeitura de Nova Andradina já iniciou as obras de implantação de um sistema de contenção de águas pluviais para resolver outro grande passivo ambiental: a erosão existente na área da Fazenda Baile, que no passado obrigou famílias desta região a deixarem suas moradias.

Para resolver este problema, o prefeito Gilberto Garcia conseguiu recursos junto à Defesa Civil da ordem de R$ 400 mil. O projeto engloba a construção de bacias de detenção, dissipador, tubulação e aterro.

Segundo o prefeito, essa obra de infraestrutura é fundamental para evitar o avanço da erosão, preservar a estação de tratamento de esgoto e dar uma destinação correta ás águas das chuvas.

"A maioria dos governos se preocupa apenas em fazer asfalto. Este tipo de intervenção estrutural fica em baixo da terra e tem um custo elevado. Mas, tivemos coragem e vontade política para buscar soluções e recursos para acabar de vez com este problema ambiental, que já causou sofrimento de muitas famílias", destacou Gilberto Garcia.

O término deste projeto de recuperação ambiental possibilitará a continuidade das obras de pavimentação da rua Gracindo Abílio, realizada pelo governo do estado, através da Agesul, e rua Manoel Soares. 

Cb image default