Publicado em 10/03/2020 às 15:42, Atualizado em 10/03/2020 às 19:53

Nova Andradina - Aulas públicas marcam terceiro dia da programação do mês de luta pelo direito das mulheres

Programação segue nesta terça-feira (10)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Marcela Ernesta ao lado da professora Dulceli Estacheski - Foto: Lilian Daiane

Aulas públicas na noite desta segunda-feira (09), no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), marcaram o terceiro dia da programação do mês de luta pelo direito das mulheres.

A primeira aula foi ministrada pela professora Marcela Ernesta dos Santos, do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

“Ministrar uma aula pública com o tema ‘Vozes subalternas e o lugar de fala’, foi muito gratificante. O espaço da universidade precisa sempre promover essas reflexões para que possamos trilhar um novo caminho, rumo ao respeito e aceitação de todxs”, disse Marcela ao Nova News.

Cb image default
A psicóloga Vanessa Leite e a nutricionista Kariny Nogueira - Foto: Bárbara Ballestero/Nova News

A segunda aula pública foi ministrada pela nutricionista Kariny Nogueira e pela psicóloga Vanessa Leite, com o tema “A mulher e a difícil relação com o corpo”.

“Para mim, como nutricionista, participar desse momento foi muito positivo, pois assuntos como gordofobia, estigma do peso, insatisfação corporal e padrões de beleza, estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Vejo que nós como profissionais de saúde, também precisamos olhar para esses padrões de comportamentos e questioná-los, ao invés de aceitar sem saber se isso realmente faz sentido para todos. Por isso trabalhar a autoaceitação, a compaixão e o autoconhecimento, é uma necessidade atual. E só assim, conseguimos olhar para o outro com mais humanidade e promover a saúde para todos”, afirmou a nutricionista Kariny Nogueira.

“Escolhemos esse tema, justamente porque é uma demanda que recebemos muito no consultório e sentimos a necessidade de levar essa temática para outros espaços para que possa ser abordada e discutida. Reconciliar-se com o próprio corpo possibilita o resgate da autoestima, que é uma necessidade de muitas mulheres,” enfatizou a psicóloga Vanessa Leite.

A programação segue nesta terça-feira (10), com uma roda de conversa a partir das 20h20, no saguão do bloco II da UFMS. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.