Buscar

Nova Andradina - Casa do Migrante fornece mais de 760 refeições por mês; serviço é 100% gratuito

Entidade também faz cerca de 90 acolhimentos e oferece 450 pernoites mensalmente

Cb image default
Casa do Migrante de Nova Andradina fica na Rua Santo Antônio, 1.045, centro, próximo à Delegacia de Atendimento à Mulher - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A Casa do Migrante de Nova Andradina (CAMINA), entidade ligada à Igreja Católica, fornece gratuitamente, em média, mais de 760 marmitas ao mês, além de realizar, também mensalmente, em média, 90 acolhimentos e oferecer 450 pernoites, desempenhando um importante papel na área social.

Fundada em 1996 por iniciativa do padre Giani Menegazzi, a instituição tem como missão acolher temporariamente pessoas que estejam em situação de trânsito pela cidade e que não tenham condições de se acomodarem por conta própria.

Além da alimentação e do pernoite, a CAMINA oferece banho, roupas limpas, atendimento na área social, bem como encaminhamento para atendimentos na área da saúde e também para clínicas de recuperação em casos de usuários de drogas.

A entidade busca ainda localizar parentes e familiares dos acolhidos na tentativa de promover a reinserção dessas pessoas em suas respectivas famílias para que o indivíduo saia da condição de vulnerabilidade em que se encontra.

Cb image default
Entidade fornece gratuitamente mais de 760 marmitas ao mês - Imagens: Acácio Gomes / Nova News

Dentro do possível, a equipe da CAMINA também tenta conseguir trabalho para os acolhidos. “São vários os casos de pessoas que passaram por aqui e conseguimos encaixar em um emprego. Hoje eles trabalham, moram por conta própria e conseguem se manter com dignidade e honestidade”, explica o presidente da entidade, Adelson Pereira dos Santos, o ‘Chupim’.

“Diversos fatores podem levar uma pessoa a abandonar o convívio familiar e a vagar pelo mundo. Aqui nos deparamos com várias histórias envolvendo drogas, álcool, vício em jogos, escândalos familiares, decepções... Tem pessoas que passam por aqui e que, mediante nosso serviço de verificação social, descobrimos que já foram cidadãos muito bem sucedidos, mas que, devido a situações que ficaram fora de controle, decidiram deixar tudo para trás”, revela a colaboradora Simone Lazarini.

Nas palavras do presidente ‘Chupim’, muitas pessoas não veem com bons olhos o trabalho da entidade por acolher e cuidar de pessoas que estão à margem da sociedade e que, em sua maioria, não são de Nova Andradina e que estão apenas de passagem pela cidade, mas, segundo ele, tudo é feito com base na intenção do fundador da iniciativa, padre Giani Menegazzi, que tomou como referência as palavras de Jesus: “Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes".

Horário de atendimento

Na CAMINA, o almoço é servido diariamente das 11h às 12h e a abertura das portas para acolhimento ocorre das 17h às 22h. As pessoas são acolhidas por até três dias, sendo que, dependendo da necessidade de prorrogação, os casos são avaliados individualmente.

Campanha do agasalho

Para manter seus atendimentos, além do apoio recebido da Igreja Católica, a Casa do Migrante de Nova Andradina necessita de doações. Neste contexto, acontece de 01 a 30/07/2021 a Campanha do Agasalho, promovida pela entidade e também pelo Master Amigos de Nova Andradina (MANA).

Os doadores podem levar agasalhos, cobertores, roupas de frio e calçados até os pontos de coleta, que são as empresas Trans Piloto, Dedé Fest, Posto Tigrão, Paraíso Supermercados, Kaim Auto Peças, todas em Nova Andradina, e também a Mega Farma, em Nova Casa Verde.

A Campanha do Agasalho ocorre em alusão à Semana do Migrante, que ocorreu de 13 e 20 de junho, tendo como tema “Diálogo e Migração” e como lema “Quem bate à nossa porta?”.

Cb image default
Campanha do agasalho acontece de 01 a 30 de julho de 2021 - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Outras doações

Além dos agasalhos, outras doações também são de suma importância para a CAMINA, como alimentos, itens de higiene e limpeza, por exemplo, e também colaborações em dinheiro.

Pessoas interessadas em colaborar ou conhecer mais de perto o trabalho da entidade podem fazer uma visita na Rua Santo Antônio, 1.045, centro, próximo à Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), ou entrar em contato pelo telefone (67) 3441-4753 e WhatsApp (67) 9 9624-4758.

Reforma

Recentemente, a CAMINA passou por uma reforma na fachada, no pátio principal e nos dormitórios, bem como na aquisição de novas camas e colchões, oferecendo às pessoas atendidas um ambiente mais digno.

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

“Essa reforma é resultado de mais dois anos de luta e de articulações. É importante destacar que os recursos usados nessas melhorias foram específicos para esta finalidade e não poderiam ser usados em outra coisa. Muita gente ao perceber a reforma, deduz que temos dinheiro sobrando e que não precisamos de ajuda, mas não é assim”, explica o presidente.

Diretoria

A diretoria da CAMINA, cujo mandato foi renovado por mais dois anos é formado da seguinte maneira:

Presidente: Adelson Pereira dos Santos ‘Chupim’; vice-presidente: Marcos Roberto de Oliveira da Silva; Tesoureiro: Roberto Kai; vice-tesoureiro: Claudenir Gonçalves Dias; secretário: Gabriel Rodrigues Filhos e vice-secretário: Jurandir Lazarini. Já o Conselho Fiscal é constituído por Valdemir Rodrigues, Mauro Joanone e Maria Madalena Brandão.

“Todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal trabalham de forma 100% voluntária, sem nenhum tipo de remuneração, mas a entidade também conta com funcionários”, detalha ‘Chupim’.

Cb image default
Parte da diretoria da CAMINA com o padre Itacir Gasparetto - Imagem: Divulgação

Missa

Para celebrar a renovação do mandato da Diretoria da CAMINA, haverá a celebração de uma Santa Missa na terça-feira (29), às 18h30.

Outras ações sociais da Igreja Católica

Além da Casa do Migrante, a Igreja Católica de Nova Andradina também desenvolve outros trabalhos no âmbito da Pastoral Social, que busca atender famílias carentes da comunidade e pessoas em situação de vulnerabilidade com alimentos, roupas, calçados, cobertores.

“São inúmeras pessoas e famílias que dependem do trabalho da Pastoral Social que recebe e repassa doações visando oferecer dignidade e apoio a quem mais precisa”, explica o padre Itacir Gasparetto.

Segundo ele, todos os atendimentos são realizados por meio de cadastro e mediante visita e análise da situação pelos membros da Pastoral Social. “As pessoas e empresas fazem suas doações e é nosso dever fazer com que essa ajuda chegue realmente a quem mais precisa”, afirma ele.

Como ajudar

Pessoas ou empresas interessadas em fazer doações para ajudar nos atendimentos da Pastoral Social podem entrar em contato com o Centro Paroquial de Nova Andradina (CEPANA), que atende na Rua Imaculada Conceição, ao lado do Santuário Imaculado Coração de Maria, telefone (67) 3441-1547.

Cb image default
Igreja Católica é responsável pelo desenvolvimento de diversas ações sociais com apoio da comunidade - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.