Publicado em 29/04/2021 às 18:23, Atualizado em 29/04/2021 às 22:24

Nova Andradina comemora 62 anos de instalação nesta sexta-feira (30)

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Focco Vídeo

Nova Andradina, carinhosamente chamada de “Cidade Sorriso”, comemora seu aniversário em duplicidade. Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, é festejada a instalação do município, e no dia 20 de dezembro, é celebrada a data da criação da cidade.

Em função do aniversário de criação se dar em dezembro, época em que o comércio está em plena atividade em decorrência das vendas para o Natal e Ano Novo, foi fixado como feriado o dia 30 de abril. Em 2021, Nova Andradina completa 62 anos de instalação.

As terras que integram o município foram colonizadas pelo paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que iniciou seus trabalhos de colonização em Mato Grosso, por volta de 1938 ou 1939, quando adquiriu do Estado, a Fazenda "Caapora", que mais tarde passou a se chamar Fazenda Primavera.

Cb image default
Imagem: Fotos Históricas - Arquivo / Foto Atual - Agência W3

Anos mais tarde, Moura Andrade estendeu seus domínios adquirindo as fazendas Santa Barbara, Baile, Xavante e Panambi.

A fazenda Baile foi adquirida por Moura Andrade em 1951. No segundo semestre de 1957, destacou ele uma gleba da fazenda onde implantou os alicerces da cidade de Nova Andradina. Em seguida, procedeu ao loteamento de outras propriedades rurais.

No mesmo ano, em um barracão da empresa que procedia a abertura das ruas da cidade, instalou-se a primeira escola da nova comunidade. No ano seguinte foi construído um prédio de alvenaria, que passou a ser denominado Grupo Escolar Moura Andrade.

Nova Andradina foi elevada a Vila, Distrito e Município em 1958. A primeira missa foi celebrada por Frei Luiz, na capela do Imaculado Coração de Maria, recém-construída na nova povoação.

Mais tarde, entre os anos de 1967 e 1969 o então prefeito, Alcides Menezes de Faria, trabalhou para trazer saneamento básico e energia elétrica à cidade.

Com o passar dos anos, a “Cidade Sorriso” cresceu, se desenvolveu em vários aspectos, como economia, saúde e educação, sendo considerada polo da região e, portanto, referência para diversos municípios existentes ao seu redor.

Segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Nova Andradina é de cerca de 55.224 habitantes.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Investimentos

Neste ano, para comemorar o 62º aniversário do município, o Poder Executivo realiza uma série de inaugurações de obras, sendo elas:

Revitalização do Centro de Especialidades Médicas (CEM); Construção do CAPS; Construção da Creche do Jardim Universitário; Drenagem e pavimentação na Vila Beatriz; Drenagem e pavimentação no Bairro Ipanema; Iluminação da Avenida Dilson Casarotto e principais avenidas de Nova Andradina; Recuperação da pavimentação das Avenidas Rio Brilhante e Ivinhema; Construção da Ponte sobre o Córrego Umbaracá e liberação do Anel Viário, com recurso total de R$ 6,7 milhões.

Outro pacote de investimentos para este ano contempla a Reforma da Clínica da Mulher; Nova iluminação de led em todo o município; Reforma e ampliação do CCZ; Drenagem e pavimentação em Nova Casa Verde; Recuperação da pavimentação asfáltica em diversas ruas do município; Recuperação da pavimentação no Bairro Argemiro Ortega e Centro e Cobertura da quadra da Banda Municipal Getúlio Vargas, com recursos da ordem de R$ 10 milhões. (Com informações da Cogecom).

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!