Buscar

Nova Andradina - Concurso premia melhor vídeo sobre coleta seletiva

Inscrições estão oficialmente abertas. Iniciativa atende ao Programa de Coleta Seletiva do ano de 2021 do governo municipal de Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Divulgação

Com a finalidade de incentivar o despertar da consciência ambiental, o governo municipal de Nova Andradina promove o 1º Concurso de Educação Ambiental “Vídeo Tema Coleta Seletiva”. Podem participar alunos do 6° ao 9° ano matriculados nas instituições públicas de ensino de Nova Andradina.

O concurso faz parte das ações do Programa de Coleta Seletiva do ano de 2021, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado com apoio da Secretaria Educação, Cultura e Esporte.

A proposta é que as instituições inscritas elaborem um vídeo de duração mínima de 3 (três) e máxima de 5 (cinco) minutos com a temática voltada à Coleta Seletiva.

É imprescindível que o conteúdo dos vídeos inscritos esteja relacionado à Campanha de Coleta Seletiva, podendo abranger a área social, explicativa e educativa que envolva a temática, podendo ter como foco: a reciclagem, os catadores de materiais recicláveis, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, a separação em casa e/ou a coleta de porta-em-porta.

De acordo com a engenheira ambiental, Naiara Almeida, a ideia deste concurso surgiu como uma forma alternativa para promover a educação ambiental em tempos de pandemia, associado a grande popularidade das plataformas de vídeo entre crianças e adolescentes, de modo a aprofundar os conhecimentos dos acadêmicos na temática da coleta seletiva.

“A geração atual vivencia problemas como a degradação do meio ambiente e a destinação adequada do lixo. Sem dúvidas, introduzir esses temas no ambiente escolar vai contribuir para a formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar os impactos ambientais nos próximos anos”, frisou a engenheira.

O vencedor de cada categoria receberá, respectivamente: 3° lugar: R$ 200,00 (duzentos reais); 2° lugar: 01 tablet Multilaser; 1° lugar: 01 bicicleta Caloi vermelha.

Inscrições

As inscrições para o 1º Concurso de Educação Ambiental em vídeo sobre o tema da Coleta Seletiva podem ser feitas até o dia 30 de junho, por meio de envio da ficha disponível no edital através do e-mail: [email protected] ou [email protected]

O edital completo bem como demais especificações técnicas para a adesão ao concurso estão disponíveis no Diário Oficial do município no dia 12 de maio.

Anúncio do vencedor do concurso será feito através de live

O mesmo terá anunciado seu vencedor através de live transmitida na página da Prefeitura Municipal pela plataforma de mídia social “Facebook”, no dia 19/07/2021 (em comemoração ao mês do Dia Mundial do Meio Ambiente).

A escolha dos vídeos será realizada por uma comissão analisadora, composta por membros da sociedade, envolvidos nas propostas de educação ambiental e defendidos por nossa instituição.

Principais normas

Serão aceitas as produções audiovisuais captadas por todo tipo de tecnologia, desde que preservada a qualidade do produto final, apresentado nos formatos compatíveis com as plataformas digitais de vídeo – Resoluções recomendadas: 1080p ou 720p.

Os vídeos devem conter, obrigatoriamente, título, breve descrição e os créditos com os nomes e as funções realizadas por cada componente da equipe de filmagem e produção do projeto.

A inscrição de cada vídeo está condicionada à concordância com a cessão de direitos autorais e demais responsabilidades de autorização, a qual entra em vigor no ato da inscrição do participante. Mais informações, bem como o edital estão disponíveis aqui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.