Publicado em 16/03/2022 às 10:50, Atualizado em 16/03/2022 às 14:54

Nova Andradina - Corpo de Bombeiros Militar inicia projeto “Jovem Bombeiro no Enem 2022”

Corpo de Bombeiros Militar,

Imagens: Sargento Capecci

O Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina (3ºSGBM/Ind) lançou oficialmente o projeto social “Jovem Bombeiro no Enem 2022” na noite do dia 14 de março (segunda-feira), na sede da Corporação em Nova Andradina. A iniciativa educacional tem como objetivo ofertar aulas a estudantes na preparação para a prova do Enem e para vestibulares.

O curso preparatório vai durar até novembro e atende, inicialmente, 22 estudantes do ensino médio ou que terminaram o ensino médio. O sistema de ensino será por meio do método de aulas dirigidas através de vídeo aulas das disciplinas do ensino médio, de segunda a sexta-feira, das 19:00 horas às 21:00 horas. As aulas serão realizadas na Sala de Aula do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar na cidade, Major Pablo Diego, o curso oferece uma oportunidade ímpar para os estudantes. “Nossa Corporação tem a missão constitucional de realizar atividades educacionais e sociais que visem à formação do jovem para que tenha um futuro promissor. Por isso esse projeto é tão importante, justamente porque proporciona ao estudante interessado uma base educacional mais sólida para os exigentes vestibulares e Enem ”, destaca o oficial.

Também será ofertada alimentação (jantar) aos jovens, uma vez que a maioria dos participantes do curso trabalha e estuda durante o dia. “De igual modo, vamos proporcionar um ambiente de estudos totalmente moderno e funcional, com sala de aula adequada e nova, climatizada, carteiras confortáveis, ou seja, um ambiente agradável aos estudos e ao aprendizado”, observa o comandante. Além disso, serão ofertados aos alunos uma camiseta e um kit de material de estudo, contendo caderno, lápis, borracha, apontador, caneta e pasta individual.

O Projeto Jovem Bombeiro no Enem teve início no ano passado em Nova Andradina com uma turma de 15 estudantes inicialmente, em virtude da pandemia. Uma novidade para esse ano, segundo os bombeiros, é o apoio pedagógico de professores. “Esse ano, os professores Antonio e Silmara serão os tutores dos alunos do projeto e farão todo acompanhamento no ensino de forma que o aprendizado seja mais completo, pois além das aulas em vídeo os alunos terão as aulas presenciais com os professores”, destaca o Tenente Adeilson, subcomandante do Quartel dos bombeiros.

A coordenação do “Projeto Jovem Bombeiro no Enem 2022” em Nova Andradina ficará a cargo do Sargento Marco Sant’anna, que, junto com o comandante, desenvolvem as atividades de acordo com o quadro de trabalho mensal. “Vamos colaborar para o exercício da cidadania e qualificação dos jovens, que são o futuro da sociedade”, afirma o graduado.

Participaram do evento inaugural Leandro Fedossi (presidente da Câmara de Nova Andradina), Giuliana Masculi (Secretária de Educação representando o prefeito), Dra Etiene e Mauricio (ambos do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina), Professora Silvia (Coordenadora Regional de Educação), os professores Antonio e Silmara e a Senhora Tatiane (mãe de uma das alunas e representando os demais pais).