Publicado em 23/01/2022 às 05:39, Atualizado em 23/01/2022 às 09:41

Nova Andradina - Destaque no estado de Mato Grosso do Sul, SEMEC é premiada em Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina conquistaram 5 menções honrosas e uma medalha de bronze pelo bom desempenho

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte arrebatou o primeiro lugar no estado de Mato Grosso do Sul na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição nacional cuja finalidade é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

A conquista do troféu de destaque entre os 79 municípios sul-mato-grossenses foi possível graças ao excelente desempenho dos alunos, do trabalho e envolvimento dos professores Paulo de Freitas Ferreira, Edilson Araújo do Nascimento, Geni Emérita Campiteli e gestores da Escola Municipal Professora Efantina de Quadros. Nova Andradina recebeu um total de 5 menções honrosas e uma medalha de bronze nos níveis I (4º e 5º anos do ensino fundamental) e nível II (alunos do 6º ao 9º ano).

Das 7 menções honrosas no nível I, os alunos da Escola Efantina de Quadros conquistaram 2. Foram agraciados Mayck Rian Eugenio e Ana Beatriz Santos. No nível II, das 6 menções destinadas ao município, 3 foram conquistadas por estudantes dessa mesma escola, que está localizada no bairro Durval Andrade Filho. Receberam a menção honrosa, os alunos Gustavo Gomes Da Silva, Katieli Da Silva Ferrari e Rafael Nikson L. Dos Reis.

A titular da pasta da educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, parabenizou a sua equipe de trabalho, professores, alunos e demais envolvidos no processo de aprendizagem da matemática na rede municipal.

“Nosso município mais uma vez é destaque na educação. Isso graças ao bom desempenho dos nossos alunos, merecedores dessas honrarias, como também aos professores, que se dedicam e transmitem todo o conhecimento em sala de aula. É um orgulho para nós fazer parte dessa rede de ensino premiadíssima e extremamente competente. Sem dúvida, isso foi fundamental para que a SEMEC conquistasse o mais alto lugar no pódio nesta olimpíada”, agradeceu a secretária.

A lista dos vencedores da OBMEP foi divulgada nesta terça-feira (18). A competição reuniu 17,7 milhões estudantes do ensino fundamental e médio. Mesmo com a pandemia de covid-19 e as dificuldades enfrentadas pela área da educação, a competição teve número recorde de municípios participantes, atingindo 99,84% das cidades brasileiras.

A pontuação de cada secretaria municipal de educação foi calculada dividindo-se a soma dos pontos obtidos por todos os alunos classificados para a Segunda Fase da 16ª OBMEP das escolas públicas municipais não seletivas a ela vinculadas, pelo número de alunos classificados para a Segunda Fase dessas mesmas escolas.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr, como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.

Sobre a olimpíada

A OBMEP foi criada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em 2005 e é realizada com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e do MEC (Ministério da Educação).

É dirigida aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, todos localizados no território brasileiro.