Buscar

Nova Andradina disputa etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras

Fase final da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será nesta sexta-feira (24), em Campo Grande

Cb image default
Imagem: Divulgação

Com a proposta de valorizar o trabalho de profissionais da merenda escolar em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS promove a grande final do 1º Desafio Estadual das Merendeiras nesta sexta-feira (24), em Campo Grande. Nova Andradina terá como representante Mário Marcos Rodrigues, de 45 anos, responsável pela preparação da merenda dos estudantes da Escola Municipal João Lima Paes.

A competição envolve participantes de 20 municípios do Estado, integrantes do programa Cidade Empreendedora, que é executado em conjunto com as Prefeituras Municipais, e, cinco deles, são da Região Sul de Mato Grosso do Sul. Além de Nova Andradina, estão entre os finalistas profissionais dos municípios de Amambai, Dourados, Maracaju e Rio Brilhante.

Para participar da disputa, cada profissional teve criar uma receita com os critérios exigidos pelo edital: não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens produzidos pela agricultura familiar.

O prato criado por cada um garantiu o primeiro lugar na etapa municipal realizada nas cidades e, agora, serão apresentados a um novo comitê avaliador na etapa estadual. Serão cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

A final será realizada em dois momentos: pela manhã, no prédio Senac Turismo e Gastronomia, os participantes preparam as receitas e as apresentam aos jurados. Já a cerimônia de premiação terá início, às 19h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

Nova Andradina – Com a receita “Carreteiro com farofa de frango com torresmo e julienne de legumes”, Mário Marcos Rodrigues, de 45 anos, garantiu o primeiro lugar no Desafio no município. Ele aprendeu a cozinhar ainda criança para auxiliar a mãe em casa e se apaixonou pelo ofício, já fez várias capacitações na área de panificação e confeitaria e, atualmente, prepara a merenda dos estudantes da Escola Municipal João Lima Paes.

A receita vencedora criada por ele foi desenvolvida com criatividade para utilizar todos os alimentos disponíveis: “Toda semana a gente faz esse prato na escola e os alunos adoram. Busquei aproveitar bem frango para evitar a perda e inclui os legumes com corte diferente para o prato ficar mais atrativo para as crianças, vê-las satisfeitas é o que, para mim, faz valer a pena. Tem dias que eles falam ‘tio a merenda de hoje é a melhor de todo continente sul-americano’, então é gostoso quando você tem esse reconhecimento, criança não mente”, conclui Mario.

Para obter mais informações sobre o Desafio das Merendeiras, acesse o site do programa Cidade Empreendedora ou ligue para 0800 570 0800.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.