Buscar

Nova Andradina divulga programação para mês dedicado às mulheres

Com ações variadas, eventos organizados pelo Governo Municipal visam mobilizar toda comunidade

A Prefeitura de Nova Andradina divulgou nesta semana o cronograma de ações alusivas ao “Mês da Mulher”. A programação será aberta nesta sexta-feira (7) com panfletagem informativa. A blitz educativa tem início previsto para as 9h e será realizada no semáforo próximo ao Museu Municipal Antonio Joaquim de Moura Andrade, na região central da cidade. 

A iniciativa será desenvolvida por meio de parceria entra a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Polícia Militar do Estado através da BPM 5 – Relações Públicas, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Civil, Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Departamento Municipal de Trânsito (Demtran) e Secretaria Municipal de Saúde. 

Programação variada é um dos destaques do “Mês da Mulher” em Nova Andradina (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

“Queremos levar informação às mulheres sobre os riscos no trânsito lembrando também sobre o transporte de crianças em veículos. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde também estará levando informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero e mama. Além disso, estaremos entregando uma lembrança para todas as mulheres”, comentou a secretária Jozeli Chulli.

Ainda no dia 7, a Prefeitura de Nova Andradina organiza mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude. Com início às 19h, a exposição vai até o próximo domingo (8) na Praça Quenenciano Cecílio de Lima. “Esta Feira é realizada desde 2006. Nela as mulheres comercializam artesanatos e os mais variados tipos de comida na praça de alimentação”, acrescentou Jozeli.

De acordo com a gestora, a iniciativa foi idealizada pelo prefeito Roberto Hashioka e tem o objetivo de promover a independência financeira das mulheres. A exemplo de outras edições, o evento é organizado pelo Governo Municipal através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

A programação segue no dia 8 com a ação “Mulher: Derrube seus Mitos! Vida Plena é o seu Direito” no distrito Nova Casa Verde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O projeto será desenvolvido na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) existente na localidade. 

“Uma equipe do ESF estará à disposição para atender as mulheres na coleta de materiais para exames preventivos do câncer do colo do útero e exame clínico das mamas. O atendimento será realizado no sábado, visando facilitar o acesso das mulheres trabalhadoras”, disse Jozeli ao reforçar o apoio do prefeito Roberto Hashioka para a variedade da programação.

No mesmo dia, outras oito equipes de ESFs estarão em Nova Andradina para desenvolver iniciativa semelhante na área urbana. O atendimento será realizado nas unidades dos bairros Irman Ribeiro, Vila Operária, São Vicente, Durval Andrade Filho, Centro Educacional, Horto Florestal e Vila Beatriz. A ação prossegue de 10 a 14 de março nos mesmos ESFs, das 17h às 21h.

Já no próximo domingo (9), às 14h, na Praça Brasil, será realizada a gincana “Dia Internacional da Mulher”. A campanha é uma parceria entre Secretaria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Câmara Municipal, Rotary Nova Andradina Centenário, Corpo de Bombeiros, Escolas Municipais e Estaduais, Universidades e Projeto Conviver. 

A programação conta ainda com a entrega do prêmio “Expressão Mulher”. Realizada pela Câmara Municipal, a sessão solene visa homenagear mulheres que se destacaram no ano passado. Aberto ao público, o evento acontece no próximo dia 13 de março (quinta-feira), com início previsto para as 19h. O encerramento oficial das ações relacionadas ao “Mês da Mulher” será no dia 30, às 8h30, com uma missa de ação de graças.

Durante todo o período as ações coordenadas pela Secretaria da Mulher irão contar com o apoio das secretarias de Saúde e de Educação Cultura e Esporte (Semec), Conselho dos Direitos da Mulher, DAM, Polícia Militar, Rotary Clube Nova Andradina Centenário, Corpo de Bombeiros, Câmara, Poder Judiciário, Defensoria e Promotoria de Justiça.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.