Buscar

Nova Andradina: Dois novos equipamentos ampliam serviços ofertados pelo Laboratório Municipal

Aparelhos em comodato colocam serviços à altura dos melhores laboratórios do estado de Mato Grosso do Sul

Cb image default
Fotos: João Cláudio

Qualidade e eficiência ampliadas com dois novos equipamentos são conquistas do Laboratório Municipal Nacim Abrão. Os aparelhos não foram comprados, mas instalados pelo regime de comodato, o que traz inúmeras vantagens, sendo a principal delas a oferta de assistência técnica, o que já está previsto em contrato.

Os equipamentos abrangem os setores de hematologia e bioquímica. Estarão à disposição da população um analisador de bioquímica da marca Roche Integra, que será destinado a realização de exames de glicose, LDH, triglicérides, ureia, gama GT, entre outros já ofertados. Através deste aparelho também será possível disponibilizar novos exames como Dimero D e hemoglobina glicada, ofertados apenas por laboratórios particulares.

O outro equipamento é um analisador de hematologia, da marca Roche, empregado na análise de hemogramas. São equipamentos de alta qualidade que deixam o Laboratório Municipal à altura dos melhores laboratórios do estado de Mato Grosso do Sul.

Nesta manhã de quarta-feira (22), o prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc, do secretário Sérgio Maximiano, presidente da Câmara, Leandro Fedossi e dos vereadores Fábio Zanata, Arion Aislan, Gabriela Delgado, Josenildo Ceará foram verificar in loco a utilização dos novos aparelhos e os benefícios à população. Também estiveram presentes os secretários Júlio Cesar Castro Marques (infraestrutura), Hernandes Ortiz (meio ambiente e desenvolvimento integrado), diretor de tributação Marcio Pegoraro, presidente do Conselho de Segurança, José Saraiva, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Major Pablo Diego de Jesus.

Ficou a cargo do diretor técnico do Laboratório Municipal, Paulo Mazete Esteves, a apresentação da estrutura do prédio, equipamentos e equipe de profissionais formada por 1 bioquímico, 1 biomédica, 5 recepcionistas, 2 digitadores, 1 técnico em laboratório, 1 ASB, 1 enfermeira e 3 auxiliares de laboratório, que atendem diariamente na unidade das 6h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Sérgio Maximiano afirmou que as novas aquisições vão otimizar os serviços laboratoriais e ampliar a capacidade de atendimento. “A demanda mensal é de aproximadamente 9 mil exames por mês. Então, a disponibilização desses equipamentos ultramodernos de automação vai permitir atender mais pessoas em menos tempo e entregar resultados com alta qualidade, confiabilidade, celeridade e eficiência”, declarou o secretário de saúde.

O prefeito Gilberto Garcia reiterou seu compromisso de melhorar a estrutura da rede municipal de saúde do município. “Colocamos à disposição dos usuários aparelhos de alta tecnologia, com capacidade de realizar exames precisos com maior segurança, qualidade e economia. Nosso laboratório é referência para outros municípios e vamos continuar investindo para oferecer o melhor para nossa gente”, destacou o chefe do poder executivo de Nova Andradina.

OUTROS INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2021

Este ano, também foi adquirido para uso do Laboratório Municipal um coagulômetro para a realização das provas de coagulação TAP e TTPA; um homogeneizador de placas VDRL e 2 centrífugas. Esses investimentos somam cerca de R$ 20 mil, adquiridos com recursos próprios da municipalidade.

REDE MUNICIPAL

O Laboratório Municipal recebe toda a demanda de exames solicitados pela rede municipal de saúde, o que inclui os postos de saúde (ESFs), o CEM (Centro de Especialidades Médicas), o CAM (Centro de Atendimento à Mulher), VE (Vigilância Epidemiológica), entre outras.

SERVIÇO

Laboratório Municipal Nacim Abrão

Horário de atendimento: das 6h às 17h.

Av. Eurico Soares Andrade, 769 - Centro, Nova Andradina

(67) 3441-4146

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.