Buscar

Nova Andradina: Dos 18 leitos de UTI do Hospital Regional, 12 estão ocupados

Entre os pacientes, 05 fazem uso de ventilação mecânica

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Dos 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes no Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina, 12 estão ocupados, restando apenas 06 vagas livres. A informação foi apurada pelo Nova News na tarde desta sexta-feira (10) junto à direção da unidade hospitalar.

Conforme já noticiado anteriormente, o HR conta com 10 leitos de UTI para o público em geral, sendo que, destes, 09 estão ocupados, entre eles, 02 pacientes que fazem uso de ventilador mecânico.

Já com relação aos 08 leitos de UTI destinados exclusivamente para pacientes diagnosticados com covid-19, há 03 em uso e, dentre eles, dois com ventilação mecânica.

Desta forma, neste momento, há apenas 01 leito de UTI disponível para o público em geral e 05 para pessoas que possam ser contaminadas com o novo coronavírus e que, porventura, necessitem de suporte mais avançado.

A taxa de ocupação pode sofrer variações para mais, com a entrada de novos pacientes, ou para menos à medida em que pessoas já internadas não mais necessitem da terapia intensiva.

De qualquer forma, a situação preocupa, uma vez que o HR não atende apenas pacientes de Nova Andradina, mas de vários outros municípios, como Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia e Ivinhema, por exemplo.

No caso de lotação máxima dos leitos de UTI, geralmente é solicitada a transferência do paciente para Dourados, porém, devido à pandemia de covid-19, é sabido que que o sistema de saúde naquele município enfrenta grandes dificuldades.

A grande recomendação das autoridades ligadas à saúde pública em Nova Andradina é para que a população de toda a região adote medidas preventivas, de forma especial, com relação à covid-19 para que seja evitada uma sobrecarga no sistema, com eventual falta de leitos de UTI disponíveis e o risco da impossibilidade de transferência para Dourados, também pela ausência de vagas.

Até esta sexta-feira (10), Nova Andradina registrava uma incidência de 73 casos confirmados de covid-19, sendo, 50 curados, 21 ativos e 02 óbitos. Havia também 16 suspeitos à espera dos resultados dos exames.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.