Publicado em 08/06/2020 às 13:36, Atualizado em 08/06/2020 às 21:31

Nova Andradina e Batayporã - Celebrações de Corpus Christi e Santo Antônio de Pádua serão bem diferentes este ano

Devido à pandemia de covid-19, momentos de participação presencial serão limitados

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Corpus Christi é celebrado dia 11 e Santo Antônio dia 13 deste mês -  Imagens: Arquivo / Nova News

A celebração de Corpus Christi, data dedicada pela Igreja Católica para a festa religiosa do Corpo e Sangue de Cristo, nesta quinta-feira, dia 11 de junho, será bem diferente do que se acostumava ver nos anos anteriores em Nova Andradina e Batayporã.

Assim como nas demais comunidades do Brasil e do mundo, devido à pandemia de covid-19, as tradicionais procissões com as ruas enfeitadas darão lugar a momentos mais reservados, que poderão ser acompanhados pelos fiéis em número bastante limitado e também à distância, através dos meios de comunicação.

Outra drástica mudança será na celebração de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro de Batayporã, comemorado no sábado, dia 13 de junho. Também em decorrência da recomendação de isolamento social o momento será bastante atípico este ano.

Corpus Christi em Nova Andradina 

Nesta segunda (08), terça (09) e quarta-feira (10), haverá o tríduo em preparação ao Corpus Christi, no Santuário Imaculado Coração de Maria.

Nestes dias, das 08h às 17h, haverá exposição do Santíssimo e possibilidade de comunhão sacramental. Das 08h às 10h30 e das 14h às 16h30 atendimento para confissões.

Cb image default
Data é importante para a Igreja Católica pela celebração do Corpo e Sangue de Cristo - Imagem: Arquivo / Nova News

Às 10h, momento de oração pedindo bençãos e proteção, com transmissão pela Rádio Miragem FM 104,9. Às 18h haverá Santa Missa e às 19h live com canções eucarísticas sendo transmitida pela Rádio Miragem FM e pela página do Santuário Diocesano no Facebook.

Durante estes dias, os fiéis poderão levar donativos como roupas, cobertores e agasalhos, que poderão ser depositados ao lado do Santíssimo e que depois serão doados a pessoas carentes.

Já na quinta-feira (11), às 08h, Missa Solene, com transmissão pela Rádio Miragem FM e pelo Facebook. A partir das 09h30 haverá, com transmissão pela rádio, procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Segundo o Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana), a cidade foi dividida em cinco setores, sendo que, os moradores poderão colocar nas janelas cobertores e toalhas brancas ou tapetes.

Cb image default
Tradição de se enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento não deverá ocorrer para que sejam evitadas as aglomerações - Imagem: Arquivo / Nova News

Há também a possibilidade de cada família montar, em frente de casa, um pequeno altar com flores, bíblia, crucifixo para acompanhar a passagem do Santíssimo, desde que não haja aglomerações e que todos estejam fazendo uso de máscaras de proteção.

Às 12h, haverá a abertura do Santuário, com exposição do Santíssimo e possibilidade de comunhão sacramental. Das 15h às 18h haverá confissões e às 19h, o encerramento.

Corpus Christi em Batayporã

A celebração de Corpus Christi em Batayporã ocorrerá na quinta-feira (11), às 08h, na Igreja Matriz, com transmissão pelo Facebook da Paróquia e pela Rádio Cidade FM 104,9.

Logo após a missa, quem participou da celebração através da rádio e da internet poderá ir de carro até a Igreja Matriz, à Comunidade Santa Luzia ou até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida para receber a Eucaristia.

Segundo a paróquia, podem participar, inclusive, os que pertencem aos grupos de risco, mas todos devem estar fazendo uso de máscaras de proteção e ficarem atentos para que não haja aglomerações.

Ao mesmo tempo em que a Eucaristia será distribuída, um carro com Santíssimo Sacramento passará pelos bairros da cidade.

Celebração de Santo Antônio de Pádua em Batayporã

Este ano não haverá a programação social da Festa do Padroeiro de Batayporã, que geralmente conta com quermesse, shows, almoço e leilão. Apenas a parte religiosa foi mantida e, mesmo assim, com restrições.

Nesta segunda (08), terça (09) e quarta (10), sempre às 19h, na Igreja Matriz de Batayporã, haverá o tríduo de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro da Cidade, com transmissão pelo Facebook.

Já no sábado (13), dia de Santo Antônio de Pádua, haverá Santa Missa às 08h na Igreja Matriz, com transmissão pelo Facebook e pela Rádio Cidade FM. Logo após a celebração, haverá carreata pelas ruas da cidade com a imagem do padroeiro e bênção dos veículos.

Cb image default
Tradicional carreata de Santo Antônio deve ocorrer, mas orientação é que condutores não deem carona para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus - Imagem: Arquivo / Nova News

Participação presencial

Em Batayporã, há a possibilidade da participação presencial nas missas, porém, em número limitado. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a secretaria da paróquia pelo telefone (67) 3443-1247 para verificar a disponibilidade de vagas.