Publicado em 06/04/2020 às 10:18, Atualizado em 06/04/2020 às 14:23

Nova Andradina e Batayporã chamam atenção no mapa da Covid-19, mas flexibilizam abertura do comércio

Medidas adotadas nas duas cidades dividem opiniões

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Decreto sobre o fechamento do comércio entrou em vigor dia 24 de março - Imagem: José Almir Portela / Arquivo / Nova News

Segundo levantamento realizado pelas autoridades estaduais de saúde pública, os municípios de Nova Andradina e Batayporã têm chamado a atenção no mapa da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, porém, mesmo assim, as autoridades locais adotaram medidas para reabertura do comércio.

Reportagem publicada nos últimos dias pelo Campo Grande News ressalta que, no que diz respeito às ocorrências de Covid-19, Batayporã e Nova Andradina só perdem Campo Grande e Dourados.

O levantamento mostra que, até o fechamento da matéria, Batayporã, com pouco mais de 11 mil habitantes, contabilizava cinco casos confirmados, sendo quatro pacientes tratamento em um óbito.

Já Nova Andradina, com população estimada de cerca de 54 mil pessoas, aparecia, até o fechamento da matéria, com três casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.

Campo Grande, que é a Capital do Estado, com população estimada de mais de 895 mil pessoas tem, até o momento, 43 casos e Dourados, com cerca de 222 mil habitantes aparece com seis casos.

Mesmo com números que chamam a atenção no mapa da Covid-19, tanto Batayporã quanto Nova Andradina flexibilizam as medidas para abertura do comércio.

Até então, apenas estabelecimentos que trabalham com produtos essenciais, como alimentos, medicamentos e combustíveis estavam autorizados a funcionar, mas, a partir de agora, comércios que atuam em outros segmentos poderão abrir suas portas respeitando determinadas regras.

Em Batayporã, a flexibilização entrou em vigor nesta segunda-feira (06) e, em Nova Andradina, a medida passa a valer a partir desta terça (07), sendo que, o Poder Executivo Municipal deve informar a população sobre os detalhes nas próximas horas.

Nas duas cidades, as medidas dividem opiniões. De um lado, há aqueles que acreditam que a abertura do comércio pode fazer com que pandemia se agrave ainda mais e, de outro, muitos afirmam que a crise econômica caso o comércio permaneça fechado poderá ser insustentável.