Publicado em 02/11/2020 às 08:54, Atualizado em 02/11/2020 às 13:02

Nova Andradina e Batayporã: Mesmo sem as tradicionais celebrações e com cuidado redobrado, fiéis mantém a tradição de visitar cemitérios

Nos dois locais equipes da Vigilância Sanitária monitoram a entrada e saída de pessoas; Uso de máscara é obrigatório

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Cruzeiro das Almas, no Cemitério de Nova Andradina - Imagem: Vigilância Sanitária

Mesmo sem as missas campais, tradicionalmente celebradas no Dia de Finados, a visitação nos cemitérios de Nova Andradina e de Batayporã começou intensa neste 02 de novembro, porém, com diversas medidas adotadas pelas equipes das Vigilâncias Sanitárias de ambos os municípios.

Barreiras físicas para controlar o acesso, fornecimento de álcool em gel, cartazes e faixas com orientações e uso obrigatório de máscaras de proteção são algumas das medidas adotadas como forma de se minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Como já informado anteriormente pelo Nova News, a Igreja Católica decidiu não celebrar as missas nos cemitérios para que fossem evitadas aglomerações. As celebrações foram remanejadas para as igrejas e comunidades, sendo que, a participação dos fiéis foi limitada a um número menor de pessoas, mediante agendamento prévio.

Dia de Finados em Nova Andradina - Imagens: Vigilância Sanitária

Outra estratégia adotada pelas prefeituras foi abertura dos cemitérios já no sábado (31) e domingo (01), na expectativa de que o público não deixasse para ir ao local apenas no Dia de Finados. Embora várias pessoas tenham seguido esta recomendação, o maior fluxo era esperado mesmo para esta segunda-feira (02).

Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou uma nota técnica com orientações para as prefeituras e para o público em geral, para que fossem adotadas medidas de higienização, descontaminação e evitadas as aglomerações.

Dia de Finados em Batayporã - Imagens: Vigilância Sanitária

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados desde o século V, mas há relatos de que por volta do século II, os fiéis já rezavam pelos mortos. O gesto é visto como um ato de misericórdia espiritual para com aqueles que já partiram desta vida.

Segundo a doutrina, no Dia de Todos os Santos, comemorado em 01 de novembro, se celebra aqueles que morreram e que já estão na glória de Deus, enquanto no Dia de Finados, em 02 de novembro, se ora em favor daqueles que partiram, mas que ainda não estão na companhia do Senhor, necessitando de purificação.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!