Publicado em 24/03/2021 às 14:37, Atualizado em 24/03/2021 às 18:46

Nova Andradina e mais duas cidades da região estão com risco elevado para contágio de covid-19

Dados são do Prosseguir

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Focco Video

Dados do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) desta quarta (24) revelam que Nova Andradina, Taquarussu e Bataguassu estão com risco elevado para infecção de covid-19. O nível é marcado pela cor vermelha.

O Prosseguir é programa do Governo Estadual que classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Segundo o programa, entre as atividades da classificação de alto risco de infecção consideradas não essenciais estão: I – Academias; II – Clubes sociais; III – Serviços da cadeia do turismo; IV – Boliche, sinuca e similares e jogos eletrônicos; V – Visitação em atrações turísticas, culturais e esportivas em espaço aberto; VI – Cabelereiro, barbearia, salões de beleza e afins; VII – Educação dos níveis fundamentais e médio, em formato presencial; VIII – Educação de nível superior e pós-graduação, em formato presencial; IX - Áreas comuns de condomínios. (Confira aqui a classificação completa).

Apesar dos decretos e medidas tomadas pelo Governo do Estado e municípios, a taxa de contágio continua crescendo e já está em 1.4%. Nas palavras do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende “infelizmente a população não está atendendo aos nossos apelos”. Segundo ele, o negacionismo da doença continua presente em boa parte das pessoas.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!