Publicado em 10/08/2021 às 15:00, Atualizado em 10/08/2021 às 18:51

Nova Andradina e municípios da região aguardam doses para vacinação de adolescentes

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Foto: João Viana / Semcom

Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu e outros municípios da região, que já encerraram a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 na população com 18 anos ou mais, aguardam agora autorização para avançar com a imunização dos adolescentes.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, MS atingiu a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos uma dose. Diante disso, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde busca acelerar o início da imunização de adolescentes.

Faixa etária desse novo público se iniciaria aos 12 anos. Alguns deles (adolescentes de 12 a 17, com comorbidades), inclusive, já foram imunizados, seguindo o que já havia sido previsto pelos conselheiros da Cosems.

Conforme levantamento realizado pelo Conselho, das 79 cidades de MS, 35 estão vacinando pessoas com 18 anos, o que corresponde a 44% do total, 25 cidades estão imunizando pessoas de 19 a 28 anos (33%), e 19 municípios estão na faixa etária de 30 a 38 anos (23%).

O presidente do Cosems, Rogério Leite, assegurou que já há um planejamento para iniciar a vacinação desse público que está na faixa etária entre 12 e 17 anos.

“Nas próximas remessas, junto ao Governo do Estado, vamos buscar um nivelamento por faixa etária, para que todos avancem de maneira mais igualitária, para podermos começar a imunização em adolescentes sem comorbidades”, declarou.

De acordo com levantamento do Cosems, 37 cidades já finalizaram a vacinação em adolescentes com comorbidades, que entraram como grupo prioritário. "Estamos planejando as ações para que, juntos, possamos começar a vacinar os adolescentes com mais de 12 anos sem comorbidades", pontuou Leite.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!