Buscar

Nova Andradina é o primeiro município do Estado a garantir em lei vacina contra Covid-19 a deficientes

Gilberto Garcia sancionou na íntegra Projeto de Lei de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre, reivindicado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Cb image default
Imagem: Cogecom

A garantia do direito de prioridade das pessoas com deficiência no Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19 é uma realidade em Nova Andradina. Esse compromisso firmado pelo prefeito Gilberto Garcia, atende reivindicações da sociedade civil por maior segurança e proteção aos grupos mais vulneráveis da comunidade.

Com a Lei Municipal aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, proposta de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre, Nova Andradina, maior centro regional do sudeste do Estado, passou a ser o primeiro município de MS a sancionar e executar o compromisso prioritário em administrar vacinas às pessoas com deficiência permanente.

A medida atende uma reivindicação do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com deficiência de MS, o Consep/MS, que representando os cidadãos com deficiência, encaminhou oficio para todos os municípios do Estado solicitando a inclusão das pessoas com deficiência permanente no grupo prioritário no plano de vacinação contra a Covid-19, por ser medida concreta de proteção da saúde desta parcela populacional.

A presidente estadual do Consep/MS, Telma Nantes de Matos, parabenizou o município de Nova Andradina pela iniciativa em garantir em Lei Municipal a inclusão deste segmento social como grupo prioritário, entendendo que a imunização contra a Covid-19 deverá permanecer pelos próximos anos, em razão do controle epidemiológico da doença.

“Em nome do Conselho Estadual, parabenizo o prefeito Gilberto Garcia pelo compromisso e atitude inclusiva, determinando como prioridade na campanha de vacinação contra o coronavirus, a garantia das pessoas com deficiência, em observação à Lei Brasileira de Inclusão e à Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, enalteceu Telma Nantes.

A nova legislação, que entrou em vigor na semana passada, orienta o poder público municipal a vacinar deficientes em condição permanente e trabalhadores na educação pública e privada que estejam em exercício da atividade empregatícia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.