Publicado em 15/04/2021 às 11:32, Atualizado em 15/04/2021 às 15:36

Nova Andradina: Enfermeira alerta para sintomas semelhantes entre Covid-19 e a Dengue

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Arquivo Pessoal / Domínio Público / Reprodução

Em plena pandemia de Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus, a população não pode deixar de se preocupar com outra doença bastante comum: A Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegyti.

Um dos fatores que exigem atenção é que existem sintomas comuns às duas enfermidades. Febre, dores no corpo e cansaço, quadro compatível com a dengue também pode ser sentido no caso de infecção pelo novo coronavírus.

Segundo a enfermeira Kátia Ferreira de Araújo Nakamura, que atua na unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), não são raros os casos de dúvidas durante a elaboração do diagnóstico.

“Aqui no hospital já atendemos casos em que o médico, após o exame físico, ficou com dúvidas no diagnóstico e foi necessário o exame de sangue ou até tomografia para conseguir chegar ao diagnóstico final”, afirma ela.

Cb image default
Enfermeira afirma que diagnóstico preciso é fundamental - Imagem: Arquivo Pessoal

Na dengue, os sintomas geralmente são febre alta e de início imediato, além de dores nas articulações e musculatura. Vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele também podem acontecer.

Com relação à contaminação por Covid-19, os sintomas podem variar, chamando a atenção a evolução dos sintomas para dificuldades respiratórias.

“Já tivemos pacientes no pronto socorro e na internação com esse problema. Muitas vezes conseguimos descartar a Covid-19 através do exame de sangue, pelo qual percebemos plaquetas baixas, leucócitos reduzidos e sem sintomas de gripe, sendo que, o diagnóstico final apontou para Dengue”, revela Kátia.

De fato, segundo especialistas, é impossível obter o diagnóstico das duas doenças através da avaliação clínica. São necessários testes laboratoriais para confirmar a infecção, porém, como nem sempre estes testes estão disponíveis na Rede Pública, até pela alta demanda, a recomendação é que o paciente fique atento ao possível agravamento dos sintomas.

“Também chegam para nós pacientes com sintomas de dores no corpo articulação, cefaleia, diarreia, e, às vezes, apenas coriza ou uma tosse discreta e, após a avaliação médica e o exame, fica comprovada a infecção por Covid-19", afirma a enfermeira.

“Se fala muito da Covid-19 devido à pandemia que vem matando muitas pessoas e, às vezes, deixamos de lado a Dengue, porém, não podemos nos esquecer que a doença causada pelo mosquito Aedes aegyti também tem levado muita gente à morte ao longo dos últimos anos”, pontuou Kátia.

É importante destacar que, em caso de suspeita de Covid-19, é fundamental cumprir o isolamento social para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas, ao passo que a Dengue é transmitida apenas pela picada do mosquito.

“É preciso muita atenção por parte do paciente e do médico para que haja precisão no diagnóstico, pois ambas as doenças podem evoluir e levar à pessoa à morte, porém, o grande complicador no caso da Covid-19 é o fato de vírus ser transmitido caso não haja isolamento social”, finalizou a enfermeira. (Com informações da Rádio Agência Nacional / Empresa Brasil de Comunicação - EBC).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!