Publicado em 04/03/2020 às 20:35, Atualizado em 05/03/2020 às 01:01

Nova Andradina - Fonoaudióloga Bárbara Mingotti fala sobre a importância da saúde no processo de comunicação

Profissional atende particular e convênios no Centro Especializado Consult Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho

Acácio Gomes*, Redação Nova News
Cb image default
Bárbara esclarece detalhes sobre o trabalho do fonoaudiólogo - Imagem: Acácio Gomes

A capacidade de se comunicar é algo indispensável na vida dos seres humanos, seja em atividades pessoais ou profissionais. Saber expressar-se e fazer-se entender é fundamental para o sucesso, independentemente do segmento a que o indivíduo se dispõe a atuar.

Neste contexto, a fonoaudióloga Bárbara Mingotti, que atua na região de Nova Andradina, explica que o profissional da Fonoaudiologia trabalha nas diferentes formas de comunicação como linguagem oral e escrita, voz, audição, disfagia, estética facial, motricidade orofacial, fluência, entre outras.

Segundo Bárbara, apesar de a Fonoaudiologia ter sido inserida no Brasil na década de 60, esta especialidade é uma área pouco conhecida e pouco procurada. “Por falta de conhecimento muitas pessoas não procuram ajuda e acabam convivendo com problemas e dificuldade para as quais há tratamento”, explica.

>> Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho ou empresa na internet*

A fonoaudióloga detalha que não é necessário um encaminhamento para dar início ao tratamento fonoaudiológico. “Uma consulta com anamnese detalhada e avaliação já é o suficiente para analisarmos quais os procedimentos que podem ser indicados para determinado paciente”, afirma.

Bárbara esclarece que o trabalho do fonoaudiólogo pode ocorrer de forma independente ou, em casos de maior complexidade, existe a possibilidade de um trabalho multidisciplinar, envolvendo profissionais de outras áreas.

“Nossa missão é promover a saúde no âmbito das comunicações, seja em crianças, adultos ou idosos. Com uma, duas ou três sessões semanais conseguimos, gradualmente, desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação e diagnóstico”, pontua.

Cb image default
Fonoaudióloga Bárbara Mingotti atua em Nova Andradina via particular e convênios - Imagem: Acácio Gomes

Especialidades

A profissional pontua que são várias as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:

Audiologia: Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva; realizar diagnóstico audiológico e reabilitação; selecionar e adaptar próteses auditivas.

Linguagem: Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.

Motricidade orofacial: Prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realizar também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Saúde Coletiva: Construir estratégias de planejamento e gestão e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz: Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantor, locutor, jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.

Disfagia: Diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos da deglutição.

Fonoaudiologia educacional: Promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia: Prevenir, avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar os transtornos relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.

Fonoaudiologia neurofuncional: Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva; detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência no trabalho sem restrição da atividade profissional.

Neuropsicologia: Prevenir, avaliar e tratar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Paixão pela profissão

“Antes de terminar o ensino médio já sabia o que iria fazer. Não conhecia essa profissão, mas acabei conhecendo, pois o meu avô teve um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e precisou dos cuidados de uma fonoaudióloga, pois necessitava de estímulos para se comunicar”, conta Bárbara.

Ela detalha que no ano de 2013 começou a estudar na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) em Presidente Prudente (SP) e concluiu sua graduação no ano de 2016. “Sou apaixonada por minha área de atuação e procuro dar o meu melhor a cada paciente, com muita dedicação e amor”, afirma.

Contato

A fonoaudióloga Bárbara Mingotti atua em Nova Andradina, via particular e convênios no Centro Especializado Consult Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho, Rua Santa Lúcia, 809, telefone (67) 3441-2648.

Ela também atende conveniados da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS), bem como filiados ao Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED). Ela também realiza atendimentos ambulatoriais e no sistema home care em casos específicos.

Para saber mais, siga Bárbara Mingotti no Instagram e visite a página da fonoaudióloga no Facebook.

Cb image default
Centro Especializado Consult Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho fica na Rua Santa Lúcia, 809, em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes