Quarta, 11 de Dezembro de 2019
Buscar

Nova Andradina forma primeira turma do Pronatec Agro

Imagem: Natalho Cuer/PMNA

Na noite de terça-feira (24), a Prefeitura de Nova Andradina realizou a entrega de certificados do curso de Assessoria de Planejamento e Controle de Produção com ênfase na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Esta é a primeira turma formada pelo Pronatec Agro em Nova Andradina.

A qualificação foi desenvolvida através de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Nova Andradina e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul)

Formada por 19 alunos oriundos do ensino médio, que estudam em cursos técnicos agropecuários ou recém-formados na área, a turma teve acesso às três vertentes da formação – Lavoura-Pecuária-Floresta – que, juntas, somaram uma carga de 240 horas.

Além das aulas teóricas, a turma também realizou duas visitas técnicas na Fazenda Santa Bárbara, que é referência no município pela integração das três vertentes, e acompanhou a edição 2015 do Showtec, realizado em janeiro em Maracaju.

A gerente de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Andradina, Ariane Pegoraro, que também responde pela interlocução do Pronatec em Nova Andradina, credencia a formação ao empenho e dedicação da administração municipal em estabelecer parcerias que garantam a oferta de cursos. 

"Pelo aproveitamento do curso e desempenho dos alunos, o Senar fez questão de realizar a formatura em Nova Andradina, pois tivemos apenas uma desistência e uma reprovação", destacou Ariane.

De acordo com o prefeito Roberto Hashioka, o poder público tem incentivado os profissionais a buscarem novas oportunidades de formação profissional, principalmente as que são focadas nas demandas do setor rural.  "Nova Andradina tem vocação agropecuária, setor de destaque por sua rentabilidade. Assim, oportunizar formação nesta área representa a união do trabalho prático, que é adquirido através da experiência, e o trabalho teórico, que ainda é muito carente no mercado", observou.

Na mesma linha, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Márcio Costa, frisou que a realização do curso contribuiu na geração de conhecimento dos jovens que buscam capacitação para se inserir no mercado de trabalho. 

O gestor representou o chefe do Executivo de Nova Andradina durante a solenidade que também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Cido Pantanal, presidente do Sindicato Rural, Hemerson Israel dos Santos, supervisora do Sistema Famasul na Região Sul, Juliana Santiago, e secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Edilson Nantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.