Publicado em 21/08/2020 às 13:33, Atualizado em 21/08/2020 às 13:35

Nova Andradina - Ginecologista e obstetra anuncia ativação da sala de parto humanizado

Dra. Isabella Pereira de Souza Ranghetti atende na unidade do Hospital Cassems

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Médica Isabella Pereira de Souza Ranghetti atende no Hospital Cassems de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Em 15 de agosto foi comemorado o Dia da Gestante, e, neste contexto, a médica Isabella Pereira de Souza Ranghetti, que atua na área da Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), aproveitou a oportunidade para anunciar que a sala de parto humanizado, que estava em construção naquela localidade, está concluída e em plena atividade - precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba mais.

Segundo ela, diversos partos já foram realizados no novo ambiente. “Iniciamos as atividades na sala há cerca de um mês e as mães atendidas lá adoraram a experiência. Tanto as mães de primeira viagem quanto as que já tiveram outros filhos anteriormente avaliaram de forma muito positiva a oportunidade de passarem pelo parto humanizado. Isso traz, não apenas para mim, mas para toda a equipe do Cassems, grande satisfação”, afirma Isabella.

A médica explica que a sala de parto humanizado é um ambiente localizado dentro do Cassems de Nova Andradina, mas que transmite à gestante a sensação de que ela não está em um ambiente hospitalar. “O parto é realizado dentro da sala, sem que a paciente seja levada para o centro cirúrgico. O lugar é calmo, aconchegante e confortável, fazendo com que a gestante fique mais tranquila, com menos medo e menos ansiedade.”, explica.

Cb image default
Ginecologista e obstetra afirma que a sala de parto humanizado é uma grande conquista na sua área de atuação - Imagem: Divulgação

“Outro diferencial é que parceiro participa integralmente do parto. O cordão umbilical, por exemplo, não é cortado de imediato, mas mantido intacto enquanto houver pulsação. A criança nasce, vai para o colo da mãe e, no momento certo, o pai faz o corte do cordão, tudo com orientação e acompanhamento da equipe”, detalha.

Isabella destaca que a presença do acompanhante durante todo o procedimento, seja o pai da criança ou outra pessoa de livre escolha da mãe, é algo muito positivo. “Isso é muito importante no que diz respeito à tranquilidade da mulher no momento do parto. Ter alguém de confiança junto dela naquele momento especial faz muita diferença”, afirma a ginecologista e obstetra.

Segundo a médica, a sala de parto humanizado é equipada com barras para exercícios, bola de pilates, cama de parto, banquinho de parto, chuveiro com água morna e conta até mesmo com música de fundo. “No parto humanizado, a mãe é a protagonista. Ela que escolhe, por exemplo, a posição mais confortável e aconchegante para dar à luz. Apesar de ter todo o acompanhamento, as intervenções são reduzidas, é utilizada menos medicação, ela não passa por jejum, não é submetida a lavagem intestinal e nem a episotomia, por exemplo, que é a incisão realizada para ampliar o canal de parto. Tudo ocorre de forma natural e espontânea”, afirma a médica.

Sobre a melhor opção entre parto natural ou por meio de cesariana, a médica afirma que o parto vaginal, sem dúvida, é a melhor escolha, uma vez que ele proporciona menos chances de síndrome de insuficiência respiratória e alergias na criança, além de uma recuperação bem mais rápida para a mulher.

Cb image default
Isabella defende o parto natural como a melhor opção, mas pontua que cabe à mulher escolher livremente o método de sua preferência - Imagem: Acácio Gomes

“No parto natural, o bebê nasce no momento certo, ele não é forçado, digamos assim, a vir ao mundo quando o médico quer ou quando a mãe quer, mas sim, a seu próprio tempo. Como a mulher é submetida a menos intervenções, além de perder menos sangue, ela se recupera muito mais rápido, porém, é importante destacar que cabe à gestante, em conjunto com seu médico, escolher livremente o método de sua preferência”, pontua.

“No Hospital Cassems, durante o pré-natal, a gente informa a futura mãe sobre a possibilidade do parto natural humanizado e, caso ela manifeste interesse, a gente vai realizando todo o acompanhamento para avaliar se será ou não necessária alguma intercorrência. Em raros casos nos quais, porventura, o parto natural não seja indicado, a gente procede por outros meios, sempre tendo como prioridade a saúde do bebê e o bem-estar da mulher”, garantiu.

Ainda sobre a sala de parto humanizado, Isabella Pereira de Souza Ranghetti afirma que, além dos equipamentos já disponíveis, o Hospital Cassems deverá instalar no local, nos próximos dias, um berço aquecido, o que proporcionará mais conforto aos bebês recém-nascidos.

Ela detalhou também que toda a equipe do hospital está engajada na proposta do parto humanizado. “Todos estão em sintonia, sendo capacitados para oferecerem este suporte e isso me deixa muito satisfeita, pois, durante a minha formação, foquei muito na questão do parto natural humanizado e, agora, ter esta estrutura disponibilizada pelo Cassems é algo muito especial”, afirma ela, ao agradecer, em nome de todos os profissionais, o empenho do gerente da unidade, Eliezer Branquinho, e da enfermeira padrão, Kátia Ferreira de Araújo Nakamura.

Cb image default
A ginecologista e obstetra ressaltou que toda a equipe do hospital está engajada na proposta do parto humanizado - Imagem: Acácio Gomes

A ginecologista e obstetra falou ainda da importância da realização do pré-natal, de se evitar o consumo de álcool e de cigarros durante a gestação e alertou sobre os riscos da automedicação, já que muitas substâncias são nocivas para o bebê.

Covid-19

Isabella lembrou que as gestantes são classificadas pelo Ministério da Saúde como integrantes do grupo de risco com relação à pandemia de covid-19 e reforçou que as futuras mães devem tomar todos os cuidados preventivos já recomendados para a população em geral, como isolamento social, utilização de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão e aplicação de álcool em gel sempre que não for possível lavar as mãos naquele momento.

Já com os recém-nascidos, a médica destacou que as visitas aos bebês estão totalmente contraindicadas neste momento. “Sempre que nasce um bebê, familiares, parentes e amigos querem visitar a mãe e a criança, porém, neste momento de pandemia isso deve ser evitado. De todo modo, é importante salientar que jamais se deve tocar ou beijar as mãos ou o rosto do bebê, pois além do coronavírus existem outros vírus e bactérias que podem comprometer a sua saúde”, disse.

No caso das mães com suspeita ou confirmação de covid-19, Isabella disse que a amamentação não deve ser interrompida, pois, pelos estudos realizados até agora sabe-se que o vírus não pode ser transmitido pelo leite, porém, ela voltou a frisar que a mãe, principalmente neste caso, deve fazer uso de máscara e intensificar as medidas de higienização. “O leite materno e o contato entre a mãe e o bebê são fundamentais, porém, em caso de dúvidas, procure o seu médico e busque orientação”, concluiu.

Serviço

A ginecologista e obstetra Isabella Pereira de Souza Ranghetti atende no Hospital Cassems de Nova Andradina através dos convênios e também de forma particular.

A unidade fica na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672. (Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho, sua empresa ou a instituição que você representa).